Dupla Fla-Flu ignora rivalidade e ameaça romper com Ferj

Nesta sexta-feira, Flamengo e Fluminense se uniram e divulgaram uma nota oficial ameaçando romper com a entidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nesta sexta-feira, Flamengo e Fluminense se uniram e divulgaram uma nota oficial ameaçando romper com a entidade

A briga entre os principais clubes cariocas e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) está apenas começando, mas já parece ser capaz de transpor qualquer rivalidade. Nesta sexta-feira, Flamengo e Fluminense se uniram e divulgaram uma nota oficial ameaçando romper com a entidade – com a criação de uma “Liga dos Clubes Cariocas” – pela postura considerada “ditatorial”.

“A manifestação de Flamengo e Fluminense se dá pelo direito de praticar preços compatíveis com os custos de operação de seus jogos e de garantir o conforto de suas torcidas em seu estádio. (…) Nós, que representamos cerca de 70% dos torcedores em nosso estado e que conquistamos mais da metade de todos os campeonatos cariocas disputados desde 1906, temos consciência da nossa enorme relevância histórica para a afirmação do futebol do Rio de Janeiro, não só no cenário nacional, como também internacionalmente”, diz o comunicado.

“Por essa razão, Flamengo e Fluminense, em respeito aos seus torcedores, patrocinadores, parceiros comerciais e aos detentores dos direitos de transmissão disputarão, sob protesto, o Campeonato Carioca 2015. Porém, não nos interessamos em participar de competições futuras organizadas nesses moldes e estudamos, em conjunto, a criação da Liga dos Clubes Cariocas”, acrescenta.

A união entre os rivais não é habitual. O estopim da disputa com a Ferj ocorreu no último dia 15, quando a entidade decidiu, pela maioria dos votos, que o Campeonato Carioca deste ano teria preços promocionais para todas as partidas, transformando todos os ingressos em meia-entrada. A dupla Fla-Flu foi o único obstáculo encontrado pela Federação, uma vez que os dois clubes possuem programas de sócio-torcedor nos quais dão desconto aos associados.

De lá para cá, a troca de farpas teve início. A Ferj decidiu tirar a estreia do Fluminense do Maracanã e levá-la ao Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Consequentemente, também em nota oficial, o clube tricolor ironizou a entidade e chegou a citar a frase de Chico Buarque na manifestação: “Apesar de você, amanhã há de ser outro dia”.

Um novo arbitral na Ferj está agendado para esta sexta-feira, no qual a dupla de rivais promete pautar o projeto de criação de um plano de Sócio-Torcedor de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, inédito no estado.