O Chile espera o vencedor de Argentina e Paraguai 

O Chile está cada vez mais próximo do inédito título da . Nesta segunda-feira, os donos da casa deram mais um importante passo, superando o Peru por 2 a 1. O confronto, porém, não teve a facilidade imaginada pelos torcedores que mais uma vez lotaram o Estádio Nacional, em Santiago. Mesmo com um a menos desde o meio da etapa inicial, os peruanos não entregaram os pontos e lutaram até o final. Para sorte dos chilenos, Vargas, em noite inspirada, decidiu o jogo e colocou os anfitriões em uma final da competição continental após 28 anos de espera.

Agora, o Chile espera o vencedor de Argentina e Paraguai para saber contra quem fará a decisão da Copa América. A final será realizada no mesmo estádio desta segunda, o Nacional de Santiago, no próximo sábado, às 17h (de Brasília). Já a disputa de terceiro lugar será realizada sexta-feira, às 20h30, na cidade de Concepción.

Graças ao zagueiro peruano Zambrano, a etapa inicial pode ser claramente dividida em dois momentos. O primeiro, na primeira metade, quando o Peru, surpreendentemente, começou melhor, atacando e assustando os rivais, e o segundo, quando o Chile tomou conta da partida e pressionou até abrir o placar. E o que tem a ver o defensor? Tudo. Após receber um cartão amarelo com apenas 6min, o jogador conseguiu ser expulso por uma entrada violenta em Aránguiz, deixando as travas da chuteira nas costas do atleta do Internacional .

Com um homem a menos, Ricardo Gareca teve que mudar o esquema tático, tirou um meia e colocou mais um zagueiro, perdendo, assim, um pouco de sua força ofensiva. Guerrero era um dos melhores em campo, responsável por criar os lances perigosos. Um deles, inclusive, explodiu na trave após cabeçada de Farfán. Depois da expulsão, o Chile sobrou em campo. Com ótimo jogo coletivo, os donos da casa foram “martelando” os peruanos até balançarem as redes. Vidal virou o jogo para Sánchez, que bateu de fora da área. Aránguiz tentou desviar no meio do caminho, mas não conseguiu, e viu a bola acertar a trave. No rebote, Vargas, em posição irregular, completou para aliviar os torcedores.

Mesmo atrás do placar, e com um jogador a menos, o Peru não se intimidou e voltou do intervalo com uma postura ofensiva. Aproveitando as brechas deixadas no setor defensivo dos donos da casa, os peruanos foram ganhando confiança e logo empataram a partida. Guerrero aproveitou um vacilo de Sánchez e fez bom lançamento para Advíncula chegar no fundo e cruzar. O zagueiro Medel tentou afastar o perigo, mas mandou contra a própria meta. Antes, porém, o auxiliar anulou um legítimo gol do Chile, marcado por Vargas, que daria mais tranquilidade na partida.

A euforia dos visitantes, no entanto, não durou muito. Dois minutos depois, Guerrero foi a vez de Guerrero errar. Após desarme de Valdivia, a bola ficou nos pés de Vargas, que arriscou de muito longe, surpreendendo o goleiro Gallese. Um golaço. Atrás do placar novamente, o Peru não se entregou e mostrou valentia ao tentar empatar a partida, mas não conseguiu superar Bravo e acabou eliminado da Copa América.

Chile 1 x 0 Peru – 41min do primeiro tempo

Sánchez passou por Guerrero no bico da grande área e arriscou para o gol. Aránguiz tentou desviar e viu a bola acertar a trave. No rebote, Vargas, em posição irregular, empurrou para abrir o placar.

 

Chile 1 x 1 Peru – 16min do segundo tempo

Após receber ótimo lançamento de Guerrero, Advíncula avançou pela direira e cruzou, Medel tentou afastar e mandou contra a próprio gol.

 

Chile 2 x 1 Peru – 18min do segundo tempo

Guerrero errou na saída de bola, e Valdivia fez bem o desarme. Vargas ficou com a bola e arriscou um chute forte, de fora da área. Um golaço do Chile