Ex-atleta terá de devolver cerca de US$ 10 milhões por causa de dopping 

Lance Armstrong foi ordenado a pagar 10 milhões de dólares a uma companhia de seguros para esportes depois que juízes decidiram contra o desacreditado ciclista no caso sobre bônus recebidos por ele durante sua sequência de vitórias no Tour de France, disse a empresa nesta segunda-feira.

A SCA Promotions, sediada em Dallas, nos EUA, pagou 12 milhões de dólares em bonificações a Armstrong, mas acabou processando o atleta para receber o dinheiro de volta quando ele admitiu ter feito uso de doping.

Os juízes emitiram a decisão a favor da SCA após uma audiência de várias dias durante a qual Armstrong testemunhou em pessoa.

“De acordo com a decisão escrita dos juízes, as sanções outorgadas punem Armstrong por engajar em ‘desfile sem paralelos de perjúrio internacional, fraude e conspiração”, disse a SCA em um comunicado.

O dinheiro das bonificação da SCA foram pagos por três das sete vitórias de Armstrong na corrida Tour de France. O ciclista perdeu todos os seus títulos e foi banido para sempre do esporte em 2012, após uma investigação da agência anti-doping dos Estados Unidos.