Após convocar 438 candidatos do concurso da , a SAD (Secretaria de Administração de Desburocratização) do Governo Estadual anunciou nesta sexta-feira (6), que mais 500 candidatos serão convocados e, até o fim do ano, estarão aptos a assumir o cargo de agente.

Conforme o secretário Carlos Alberto Assis, os remanescentes aprovados no concurso de 2016 serão chamados para assumir posto nos três novos presídios em MS. Atualmente, o Estado tem um déficit de 7,3 mil agentes e atualmente, apenas 1,6 mil estão trabalhando.

“O Governo autorizou ampliar as vagas desse concurso da Agepen. Segunda-feira (9) sai a ampliação dessas vagas no Diário Oficial, até sexta-feira (13) teremos a relação desses candidatos aptos a serem chamados”, disse Assis, contanto também que já começaram a contratação de professores para a formação desses novos agentes para que o curso, de 90 dias, tenha início em setembro.

A novidade, é que nos três novos presídios do Estado, sendo dois para homens e um para mulheres, serão administrados apenas por agentes penitenciários. Os 500 convocados serão distribuídos em 20 cidades onde há demanda desses servidores.

“500 é um número grande pela dificuldade que vivem os estados. De 15 mil presos, 8 mil são do tráfico de drogas. São presos federais que deveriam ser bancados pelo governo federal”, pontuou Assis, que ainda ressaltou que o Governo cumpriu de chamar os 438 candidatos anteriormente e agora decidiram ampliar as vagas.

Diego Aranda, presidente da Comissão de Remanescentes do Concurso da Agepen, afirmou que os aprovados estão felizes com a decisão de ampliação do Governo. “A população carcerária é muito grande, existe a possibilidade de melhorar agora com esses 500 convocados. E essa convocação vai aliviar essa situação”, comentou Aranda.

O concurso, que tem vencimento até 2019, ainda restarão 562 candidatos para serem convocados. “Mesmo estando felizes com essa convocação, vamos continuar lutando para que outras pessoas sejam chamadas”, afirmou Diego.