Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Ministério sorteia amanhã cargos que terão reserva de vagas para cotistas no CPNU

Legislação prevê reserva de 30% para cotas étnico-raciais em cargos com duas ou mais vagas; e reserva de 5% para PcD (pessoas com deficiência) em cargos com cinco ou mais vagas
Osvaldo Sato -
Concurso Público Nacional Unificado ficou conhecido como o 'Enem dos Concursos'. (Foto: Agência Brasil)

O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) publicou nesta quarta-feira (25) o nº 1/2025, que regulamenta o público que tem como objetivo definir as destinadas a candidatos a ações afirmativas na segunda edição do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado).

A principal intenção dessa medida é garantir que as políticas de cotas sejam aplicadas mesmo em cargos que não atingem o número mínimo de vagas exigido para a reserva automática. Atualmente, a lei prevê que a reserva de 30% para cotas étnico-raciais só é obrigatória em cargos com 2 ou mais vagas; e a reserva de 5%, para pessoas com deficiência (PcD), em cargos com 5 ou mais vagas.

Com o sorteio, busca-se assegurar as cotas mínimas de 30% para pessoas pretas, pardas, quilombolas e indígenas, e de 5% para pessoas com deficiência, no total de 3.652 vagas do concurso.

Sorteio público

O sorteio será realizado de forma transparente, no dia 26/06/2025, às 16h30 (horário de ), e será transmitido ao vivo no canal do MGI no YouTube. Antes do sorteio, a Comissão de Governança do CPNU identificará os cargos que não possuem vagas suficientes para a aplicação automática das cotas (cargos com apenas 1 vaga para cotas étnico-raciais e cargos com até 4 vagas para PcD). Esses cargos serão agrupados e numerados para o sorteio.

Durante o sorteio, cada agrupamento de cargos terá um envelope com seus números de identificação. Cupons serão sorteados por agrupamento, seguindo uma ordem específica: primeiro para pessoas negras (pretas e pardas), depois indígenas, quilombolas e, por fim, pessoas com deficiência (PcD).

Os resultados do sorteio serão divulgados até 24 horas antes do início do período de inscrições do CPNU 2, permitindo que os candidatos saibam quais cargos com poucas vagas terão cotas aplicadas antes de se inscreverem. Após a realização das provas, a aplicação das cotas definidas pelo sorteio considerará a ordem de prioridade estabelecida.

O ministério ressalta, porém, que o sorteio não substitui a classificação no concurso. Ele apenas define em quais cargos com um número reduzido de vagas a reserva de cotas será aplicada. A vaga reservada só será efetivada se houver um candidato cotista inscrito e apto para aquele cargo. Caso não haja, a vaga será redirecionada para o próximo cargo sorteado na lista, até que um candidato elegível seja encontrado. Se, ao final, nenhum candidato cotista for encontrado para a vaga sorteada, ela será revertida para a ampla concorrência.

*Com informações da Agência Brasil.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Arrecadação com as bets dispara, enquanto regulação aumenta

Homem tenta fugir, mas acaba preso com 78 kg de maconha na BR-262

Anvisa suspende vendas de azeite, molho e polpa de fruta

Incêndio destrói duas lojas de produtos importados em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

Após café premium, MPMS usa mais R$ 1,05 milhão para comprar pó ‘baratinho’

Servidor público federal morre após acidente entre carreta e caminhonete em MS

Após ‘bronca’ e intervenção do STF, MPMS diz que ainda investiga desvios na educação

depac centro

Ao buscar namorada, homem leva soco de ex da mulher e aciona a polícia

Últimas Notícias

Cotidiano

Homem que havia desaparecido no Bairro São Francisco é encontrado em chácara de Campo Grande

Ao Midiamax, os familiares contaram que Bruno retornou para casa nesta segunda-feira

Polícia

Desdobramentos de operação em Corumbá revelam transporte clandestino de fetos de animais

Foram encontrados 25 fetos de lhama e 10 fetos de porco empalhados

Polícia

‘Te amarei sempre’: amigos e familiares lamentam morte de professor em Sidrolândia

Lindomar foi encontrado morto na manhã deste domingo, em uma estrada vicinal de um assentamento

Política

Decoração natalina patrocinada e mais 3 projetos serão analisados pela Câmara de Campo Grande nesta terça

Propostas relacionadas à geração de emprego, decoração natalina, atendimento ao cidadão e campanha de saúde estão previstas para votação