Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Marinha abre processo seletivo para Escola Naval com provas em Campo Grande e Ladário

Escola Naval é gratuita e oferece formação superior e possibilidade de ingresso na Marinha como Segundo-Tenente
Osvaldo Sato -
Escola Naval (Foto: Marinha do Brasil)

A Marinha do Brasil torna público o concurso de admissão à Escola Naval para o ano de 2025, sendo esta uma porta de entrada para a carreira de oficial. Jovens de todo o país, incluindo o , têm a oportunidade de integrar os quadros da Marinha, servindo nos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais ou de Intendentes da Marinha.

A prova escrita, referente a primeira etapa da seleção, será aplicada também na cidade de , assim como em . As fases subsequentes, denominadas Eventos Complementares, que compreendem diversas avaliações das aptidões dos candidatos, serão realizadas todas na cidade de Ladário.

O concurso disponibiliza um total de 66 vagas, sendo 54 destinadas a candidatos do masculino e 12 para o sexo feminino. O é composto por diversas etapas, visando avaliar integralmente os candidatos.

Após a prova escrita, haverá uma avaliação da capacidade de expressão escrita por meio de uma redação. Seguem-se a verificação da trajetória pessoal, a análise das condições de saúde física e mental, a avaliação do condicionamento físico por meio de testes específicos e a análise das características psicológicas. A comprovação do cumprimento de todos os requisitos será feita na etapa de verificação de documentos, e candidatos que se autodeclararem negros e optarem pelas vagas reservadas passarão por um procedimento de heteroidentificação.

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem ser brasileiros natos, de ambos os sexos, possuir idade entre 18 e menos de 23 anos até o dia 30 de junho de 2026, ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o último ano, não possuir filhos ou dependentes, não ser casado(a) ou viver em união estável e ter boa conduta moral. É necessário também estar em dia com as obrigações militares (para homens) e eleitorais, possuir altura mínima de 1,54 metro e máxima de 2,00 metros.

As inscrições para o concurso devem ser realizadas exclusivamente on-line, no período de 28 de abril a 12 de maio de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.

Candidatos que se enquadrarem nos critérios de baixa renda (inscritos no CadÚnico) ou forem doadores de medula óssea podem solicitar a isenção da taxa de inscrição, entregando o requerimento e a documentação comprobatória pessoalmente no Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) em Ladário, entre 28 de abril e 12 de maio de 2025, ou enviando por Correio com data limite de recebimento em 5 de maio de 2025.

Todas as informações necessárias para a inscrição estão disponíveis no edital publicado no Diário Oficial da União de 17 de abril de 2025.

Cronograma

As provas escritas estão agendadas para os dias 24 de agosto de 2025, com a aplicação dos exames de Matemática e Inglês, e 31 de agosto de 2025, para as provas de Física, Português e Redação.

O Procedimento de Heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros ocorrerá entre 20 e 22 de outubro de 2025.

Já o Teste de Aptidão Física (TAF-i) será realizado de 3 a 21 de novembro de 2025, e a Inspeção de Saúde (IS) acontecerá de 17 a 27 de novembro de 2025.

A divulgação do Resultado Final da Seleção está prevista para a partir de 11 de dezembro de 2025, com a concentração dos candidatos na Escola Naval em 11 de janeiro de 2026 e o início do curso em 2 de fevereiro de 2026.

Escola Naval

Os cursos da Escola Naval são para formar oficiais da Marinha em três áreas principais:

  • Corpo da Armada (CA): As áreas de estudo são Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas.
  • Corpo de Fuzileiros Navais (CFN): Atuação em operações de combate, especialmente em terra e mar (anfíbias). Também estudam Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas.
  • Corpo de Intendentes da Marinha (CIM): Cuida da parte administrativa, financeira e de logística da Marinha. A área de estudo é Administração.

O curso dura 4 anos na Escola Naval, onde o aluno mora lá (internato) e é chamado de Aspirante. Nesses anos, além das aulas normais, eles fazem estágios como adaptação, sobrevivência no mar e na selva, e viagens de instrução.

No terceiro ano, o Aspirante escolhe qual área (Corpo) e o que vai estudar dentro dessa área (habilitação), de acordo com suas notas.

Quem termina esses 4 anos é chamado de Guarda-Marinha e passa para mais um ano de treinamento prático, chamado Ciclo Pós-Escolar (CPE). Nesse último ano, eles aprendem mais sobre a área que escolheram em centros de treinamento e no Navio-Escola, viajando para aprender na prática.

No final de tudo, quem passa recebe o diploma de Ciências Navais e vira Segundo-Tenente da Marinha, começando sua carreira como oficial.

O curso é gratuito e durante os anos de estudo o Aspirante recebe um salário e tem direito a alimentação, uniforme e assistência médica, odontológica, psicológica e religiosa.

Fique por dentro das vagas

Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiroParticipe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
israel

Mísseis iranianos feriram 34 pessoas em Israel

stf

STF nega recurso de mulher que pichou estátua no 8 de janeiro

Reencontro cinematográfico: Johnny Depp e Penélope Cruz anunciam novo projeto

acidente sidrolândia casal

Colisão entre moto e caminhão na BR-060 termina com morte de casal

Notícias mais lidas agora

israel

Guerra entre Israel e Irã impede volta de secretários do Governo de MS ao Brasil

ex-coordenador apae

Acusado de desvios na Apae confessa que pagou R$ 12,3 mil para ‘sumir’ com quase meio milhão

Fusão entre PSDB e Podemos é suspensa após discordância sobre comando da nova sigla

moraes

Moraes pede que Meta envie dados sobre perfil que seria usado por Cid

Últimas Notícias

Brasil

Polícia do Rio resgata 62 pacientes mantidos em cárcere privado

Local funcionava como comunidade terapêutica para dependentes químicos

Política

Nelsinho pediu avião da FAB para trazer comitiva de MS presa em Israel

Israel suspendeu os voos do país com medo da retaliação de Irã a um ataque de mísseis israelenses

Esportes

Fleck começa na frente no duelo de gaúchos e catarinenses na Fórmula Truck em Campo Grande

Atual campeão foi o mais rápido no primeiro dia da programação em Campo Grande

Polícia

Polícia fecha clínica clandestina que internava pacientes à força em Nova Alvorada do Sul

Nove pacientes foram resgatados e afirmaram que estavam lá contra a própria vontade