Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Com salário de até R$ 11 mil, candidatos disputam vaga no concurso da PF neste domingo

Candidatos aos cargos de nível superior estão fazendo a prova nesta manhã; em MS foram mais de 12 mil inscritos
Anna Gomes -
Imagem Ilustrativa. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Com salário de até R$ 11 mil e com mais 12 mil inscritos em , as provas do público da Polícia Federal, voltado ao preenchimento de cargos administrativos, serão aplicadas neste domingo, 29 de junho, em todo o país.

Em MS, o certame registrou 12.549 inscritos apenas para o cargo de agente administrativo, que conta com apenas sete vagas no Estado. A concorrência é de aproximadamente 1.792 candidatos por vaga, uma das mais altas do Brasil.

Ao todo, o concurso recebeu 294.185 inscrições para 192 vagas de níveis médio e superior. A remuneração pode chegar a 11 mil reais, somando salário-base e benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-saúde e assistência pré-escolar.

No caso de Mato Grosso do Sul, além das vagas para agente administrativo, há uma vaga para o cargo de médico psiquiatra, com 11 inscritos.

Disputa por modalidade

Entre os sete postos disponíveis para o cargo de agente administrativo em MS, cinco são destinados à ampla concorrência. Nessa modalidade, o número de inscritos chega a 12.549, o que representa uma demanda de 2.509,80 candidatos por vaga.

Para as vagas reservadas, a concorrência também é expressiva. A única vaga destinada a pessoas com deficiência (PcD) teve 217 inscritos. Já entre os candidatos autodeclarados pretos ou pardos, são 1.915 concorrentes disputando também uma única vaga.

Regras rigorosas e atenção ao horário de Brasília

A avaliação será composta por objetiva, com 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, e por uma prova discursiva. Ambas têm caráter eliminatório e classificatório. O tempo total de aplicação será de quatro horas e meia.

Os sul-mato-grossenses precisam ficar atentos porque as provas seguem o horário de , e os portões serão abertos e fechados com base no fuso horário da capital federal.

Candidatos aos cargos de nível superior estão fazendo a prova nesta manhã. A abertura dos portões aconteceu às 6h e o início da aplicação da prova começou 7h30 (no fuso horário de Mato Grosso do Sul).

Para o nível médio, as provas ocorrem à tarde, com portões abertos entre 13h e 14h, e início às 14h30 (no fuso horário de Mato Grosso do Sul).

O candidato deve permanecer pelo menos uma hora no local de prova e só poderá levar o caderno de questões nos 15 minutos finais. Será eliminado quem descumprir essas regras ou portar itens proibidos durante a aplicação.

Entre os objetos vetados estão celulares, relógios, fones de ouvido, aparelhos eletrônicos, óculos escuros, chapéus, lápis, borracha, marca-texto e qualquer recipiente que não seja transparente. Também é proibido portar livros, anotações ou qualquer material de consulta. O uso de calculadoras e a comunicação entre candidatos são igualmente proibidos.

O ingresso na sala de provas será permitido apenas com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, comprovante de inscrição e documento oficial de identidade com foto.

O que será cobrado nas provas

Para o cargo de agente administrativo, de nível médio, os conteúdos exigidos incluem língua portuguesa, raciocínio lógico, informática, ética no serviço público, direito constitucional, direito administrativo, governança pública, gestão de pessoas, gestão de contratos e recursos materiais, além de legislação aplicada à Polícia Federal.

Nos cargos de nível superior, os candidatos também responderão a questões básicas de língua portuguesa, raciocínio lógico, informática, ética, direito constitucional e administrativo, além dos conhecimentos específicos conforme a função.

Os locais de prova já podem ser consultados no site do Cebraspe, organizador do concurso. A consulta é individual, mediante número de CPF.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Últimas Notícias

Cotidiano

Empreendedores e agricultores já podem se inscrever para vender no mercado da UFMS

Inscrições para seleção de expositores no Mercado-Escola vão até 29 de julho

Mundo

Enchentes e deslizamentos matam 17 pessoas na Coreia do Sul

Onze pessoas permanecem desaparecidas

Polícia

Dezesseis anos após cometer homicídio, homem é preso em Campo Grande

Fabrício Mansano Lima é acusado de participar do homicídio de Wellington Nilton da Silva de Sousa, no dia 14 de setembro de 2009

Brasil

AGU pede ao STF investigação de investimentos suspeitos em dólar no Brasil antes do tarifaço de Trump

O pedido ocorre diante de suspeitas de uso de informações privilegiadas em operações atípicas de câmbio, realizadas antes e depois do anúncio da taxação aplicada ao Brasil pelo governo norte-americano