Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Programa irá oferecer qualificação profissional para 15 mil jovens

Essa nova etapa do programa pretende priorizar o atendimento a jovens, mulheres, negros, egressos do sistema prisional e comunidades tradicionais
Agência Brasil -
Agência Brasil

O Ministério do Trabalho e Emprego firmou nesta segunda-feira (9) parceria com 20 organizações da sociedade civil para qualificação profissional de 15 mil jovens trabalhadores em todas as regiões do país. para trabalhadores em situação de vulnerabilidade social A iniciativa é parte do Programa Manuel Querino, de Qualificação Social e Profissional (PMQ). Está prevista a aplicação de R$ 24 milhões, provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Essa nova etapa do programa pretende priorizar o atendimento a jovens, mulheres, negros, egressos do sistema prisional, comunidades tradicionais e trabalhadores em vulnerabilidade social, atendidos por programas sociais, como o Bolsa-Família.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que a ideia é atender no próximo ano os projetos que ainda não foram contemplados. Já a diretora de Qualificação Social e Profissional do ministério, Cristina Kavalkievicz, destacou que a expectativa é um impacto positivo “junto às comunidades nos locais onde as OSCs [organizações] atuam no benefício de jovens trabalhadores e trabalhadoras na qualificação profissional”.

As organizações irão oferecer cursos variados, como administração, elétrica, alimentação, estética, cuidados, artesanato e economia verde, por exemplo. Os projetos foram selecionados via edital. Cada organização irá oferecer 750 vagas no território onde irá atuar e receberá R$ 1,2 milhão, conforme o ministério, com carga horária de 100 horas. Os contratos têm duração de um ano.

O público preferencial dos cursos são grupos com mais dificuldades de inserção ou de se manter no mundo do trabalho, como jovens, mulheres, negros, idosos, povos e comunidades tradicionais, LGBTQIAPN+, trabalhadores resgatados do trabalho escravo, beneficiários do seguro-desemprego e inscritos no CadÚnico. O objetivo é dar condições para que esses trabalhadores melhorem a sua colocação no mercado de trabalho, assim como a sua renda, seja de forma autônoma ou com carteira assinada.

Nas etapas anteriores, foram feitas parcerias com universidades, institutos federais de educação tecnológica e estados que já tinham programas de qualificação profissional, como .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é perseguida por motorista que se masturba em rua dentro de carro em MS

Polícia investiga uso de drones para lançamento de drogas em penitenciária de Dourados

Com policial penal entre membros, garagista liderava quadrilha alvo de operação do Gaeco em Campo Grande

pitbull

‘Princesa’: pitbull em busca de novo lar aguarda adoção na CCZ de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Ataque de rebeldes houthis a navio mata quatro tripulantes

Últimas Notícias

Mundo

Reino Unido e França anunciam cooperação nuclear em visita de Macron a Londres

Acordo visa fortalecer a dissuasão em relação ao uso de armamentos nucleares

MidiaMAIS

Representando MS, Mariáh Arakaki concorre a título de Miss Nikkey Brasil 2025

Evento é uma das atrações do Festival do Japão, que acontece no próximo sábado (12), em São Paulo

Publieditorial

Em Campo Grande, Encontro de Líderes traz qualificação e debate papel das lideranças no desenvolvimento de MS

Iniciativa será no dia 11 de julho e está com inscrições abertas

Famosos

Power Couple: parcial adianta casal campeão em final acirrada; veja quem ganha

Adriana e Dhomini, Rayanne e Victor e Carol e Radamés disputam a grande final do Power Couple Brasil 2025; saiba quem deve ganhar o reality