Quer estudar no Reino Unido? Chevening abre oportunidade de bolsas para brasileiros
Natural de Mato Grosso do Sul, o jornalista Edmar Figueiredo foi beneficiado pelo projeto e hoje atua como Embaixador do programa de bolsas
Lethycia Anjos –
Se você tem o sonho de estudar fora do Brasil, a oportunidade pode estar mais próxima do que imagina. Em setembro, o Chevening Scholarships abrirá inscrições para bolsas de estudos destinadas a brasileiros que desejam estudar no Reino Unido. As bolsas são inteiramente gratuitas e voltadas para mestrado em universidades dos quatro países que compõem o Reino Unido: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.
O Chevening é uma iniciativa que oferece bolsas de estudo no Reino Unido para estudantes de mais de 160 países, incluindo o Brasil. As bolsas são direcionadas a programas de mestrado com duração de um ano em diversas universidades do país.
As bolsas abrangem despesas de ida e volta, mensalidades do curso e taxas administrativas da universidade. Além disso, os estudantes também recebem um valor mensal para cobrir despesas pessoais.
O valor do visto para o Reino Unido e uma ajuda financeira para o processo de instalação no país também estão cobertos. O programa já concedeu 50 mil bolsas em todo o mundo.
James Edward, diretor do Chevening no Brasil, destaca que o programa busca por estudantes dispostos a fortalecer as relações entre britânicos e brasileiros.
“Candidatos devem ser capazes de mostrar o impacto que eles irão causar”, ressalta o diretor.
Oportunidade única
Natural de Jardim, Mato Grosso do Sul, o jornalista Edmar Figueiredo foi beneficiado pelo projeto e hoje atua como Embaixador da Bolsa de Estudos Chevening no Brasil.
“Recebi essa bolsa quando trabalhava como repórter na TV Globo Nordeste, em Recife. Realizei meu mestrado na Universidade do País de Gales (Wales University) em 95/96. Em 2015, o Governo Britânico me convidou para ser Embaixador”, explica.
Desde então, Edmar, que reside no Rio de Janeiro, promove palestras em Campo Grande para disseminar essa oportunidade a outros sul-mato-grossenses.
“Em 2016, dois candidatos de MS ganharam a bolsa. Desta vez, estarei em Campo Grande na próxima quinta-feira (17) para ministrar palestras na UFMS, UEMS e Uniderp, além de atender à imprensa.”
Após as palestras, na quinta-feira (18), ele se encontrará com o Governador Eduardo Riedel (PSDB) para discutir sobre o projeto.
Como se inscrever?
O processo seletivo está dividido em duas fases. Inicialmente, o candidato faz a inscrição por meio do site do programa, preenchendo um formulário online com a escolha dos cursos desejados.
Na sequência, envia a documentação requerida, incluindo diplomas, histórico acadêmico, carta de aceite das universidades e cartas de recomendação. O prazo para envio de alguns desses documentos se estende além do término da primeira fase de inscrições.
Na segunda etapa, os candidatos são convocados para uma entrevista em inglês na Embaixada Britânica, bem como nas capitais brasileiras de todas as regiões do país.
Características desejadas em um bolsista:
- Ter pelo menos dois anos de experiência profissional (trabalho voluntário ou estágio remunerado ou não remunerado também são considerados);
- Ter intenção de retornar ao país de origem após concluir os estudos para aplicar os conhecimentos adquiridos no Reino Unido;
- Demonstrar histórico profissional notável e conquistas, além de exibir capacidade para se tornar um líder em sua área;
- Exibir qualidades pessoais que o beneficiem com a bolsa de estudos e possam ser usadas em sua carreira;
- Ter interesse em se conectar com outros bolsistas Chevening enquanto estiver estudando no Reino Unido, bem como após o retorno ao país de origem;
- Ter uma compreensão clara de como o curso escolhido beneficiará seu país.
Serviço:
Para mais informações sobre o processo, acesse este link: https://www.chevening.org/.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.