A CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) divulgou, nesta segunda-feira (27), um lembrete aos estudantes inscritos no Estudantes no Controle para finalização da terceira etapa. As escolas devem enviar os arquivos do estudo até dia 10 de julho. O programa soma premiação de R$ 86 mil aos vencedores.

O objetivo da organização é estimular a cidadã com critérios de:

  • Identificar a situação e a qualidade da estrutura disponível nas escolas participantes;
  • Propiciar uma experiência pedagógica aos cidadãos, em que ele perceba que sua participação nas políticas públicas tem impacto positivo na qualidade dos serviços;
  • Propor soluções àquilo que for identificado, de modo que a própria escola poderá solucionar tais pontos com os seus meios disponíveis e, caso não tenha, procure desenvolver um canal direto com órgãos que possam, de alguma maneira objetiva, colaborar com a solução do problema identificado.

Para a realização desta etapa, os servidores do setor da Ouvidoria-Geral do Estado, da CGE-MS, envolvidos no Projeto elaboraram uma série de questões que estão disponíveis no aplicativo “Monitorando a Cidade” e os estudantes participantes precisam responder às perguntas, dentro do prazo estipulado, com a coordenação do professor orientador.

O “Monitorando a Cidade” é uma plataforma de monitoramento desenhada para ajudar comunidades, indivíduos e organizações da sociedade civil a acompanhar compromissos do poder público e, desta forma, demandar uma maior responsabilidade cívica dos gestores e políticos.

Suas ferramentas ajudam cidadãos a identificar temas importantes que afetam a vida cotidiana, a organizar campanhas locais de coleta de dados e a criar visualizações interessantes para promover transformações sociais positivas.

Dentre as escolas participantes estão representantes dos municípios de Campo Grande, Jaraguari, e Sidrolândia, conforme o edital. Ainda faltam mais duas fases para a execução integral do Projeto:

  • Participação dos professores orientadores na Oficina Preparatória (dias 10, 13 e 17 de maio);
  • Presença na apresentação da peça teatral “O Auto da Barca da Cidadania” (dia 31 de maio);
  • A realização da Auditoria Cívica (20 de junho a 10 de julho);
  • A execução coletiva do Desafio (data a definir).

Confira os prêmios:

prêmio aos vencedores
Prêmio aos vencedores