SED-MS divulga validação de candidatos cotistas em concurso de professor de carreira

Concurso classificará professores de carreira da educação básica de Mato Grosso do Sul

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
educador
Rede Estadual de Ensino. (Foto: Divulgação/SED)

A SED (Secretaria de Estado de Educação) divulgou nesta quinta-feira (12), no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, o resultado preliminar de validação dos candidatos autodeclarados negros, indígenas e pessoas com deficiência no concurso para professor de carreira da educação básica.

A listagem relaciona o nome do candidato, a disciplina escolhida, município e o parecer da comissão. Conforme o edital 1/2022, serão vagas para as disciplinas: Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Português, Matemática, Química e Sociologia.

Do total de vagas, serão 146 cargos destinados para cotistas negros, 22 indígenas e 36 para pessoas com deficiência. O certame dispõe de critérios para se inscrever como ter sido aprovado nas provas e títulos; ser brasileiro nato ou naturalizado; estar quite com as obrigações militares (no caso de candidato do sexo masculino); estar quite com as obrigações eleitorais; ter mais de 18 anos; e estar em dia com as certidões civis.

Confira o resultado:

Professor de carreira

Com as 722 vagas para preenchimento imediato, o cadastro de professores reserva será de 3,6 mil professores podendo resultar na convocação de até 1 mil profissionais.

Os cargos serão distribuídos aos 79 municípios do MS, conforme a disciplina. O reajuste de 33% no piso salarial nacional dos professores da educação básica aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro, que vai passar de R$ 2.886 para R$ 3.845 para quem trabalha 40 horas semanais, terá grande impacto nas contas de estados e municípios.

Em Mato Grosso do Sul, além dos 10% de reajuste linear dado a todo o funcionalismo público, que contemplou, portanto, os professores, a categoria deve receber mais 20,8% após a decisão do presidente. No entanto, a medida vai beneficiar apenas concursados, deixando os convocados de fora.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

McDonald's (Reprodução / Redes Sociais)