O Governo do Estado divulgou nesta terça-feira (19), no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, o resultado preliminar das primeiras etapas do processo seletivo para contratação de gestor e técnico de atividades ambientais, no Bioparque Pantanal, também conhecido como Aquário do Pantanal.

Conforme a publicação do edital nº 2/2022, no anexo I está a relação dos candidatos que tiveram suas solicitações de inscrição deferidas, acompanhadas da respectiva pontuação obtida na Etapa II, Avaliação Curricular. Já no Anexo II, consta a relação dos candidatos que tiveram suas solicitações de inscrição indeferidas e o motivo.

O candidato poderá formular recurso contra o resultado preliminar, por escrito, endereçado à Coordenadoria de Seleção e Ingresso de Pessoal, com documentação fundamentando e indicando as razões recursais, a partir das 8 horas de hoje até as 17 horas da próxima quarta-feira (20).

Para interpor o recurso, o candidato deverá acessar o site www.concursos.ms.gov.br, clicar no botão “Área do Candidato”, inserir o número de seu CPF e de sua inscrição no Processo Seletivo Simplificado, clicar em “Envio” e, após, em “Formulários para Recursos”, selecionando o recurso que deseja interpor.

Clique aqui e confira o resultado.

Vagas para atuar no Aquário do Pantanal

São apenas 10 vagas disponíveis, sendo sete para gestor, que irá atuar no manejo de peixes neotropicais, desenvolvendo atividades de manutenção de recintos (limpeza e organização); nutrição e alimentação de peixes ornamentais; contribuir com as atividades de alimentação de larvas e matrizes de reprodução; identificação e tratamento de patógenos do plantel; desenvolver protocolos para o manejo, bem-estar animal e reprodução de peixes ornamentais; acompanhar e analisar estudos para a conservação de espécies de peixes neotropicais; produção de relatório mensal; organizar e sintetizar em bancos de dados às informações sobre o manejo, qualidade de água, controle nutricional e biossegurança do plantel; e produção científica.

A carga horária é de 40 horas semanais, com salário de R$ 3.517,62. O candidato deve ter ensino superior em nível de graduação em Biologia, Veterinária e Zootecnia ou em outra que atue nas áreas de manejo de peixes ornamentais e aquicultura, inscrição no registro no respectivo conselho de classe, CNH (Carteira de Habilitação) categoria B e disponibilidade para viajar.

Já para o cargo de técnico ambiental, o candidato deve ter curso de ensino médio acrescido de de Auxiliar de Veterinária ou Curso Técnico Profissionalizante de Técnico em Agropecuária, ou Técnico Agrícola ou cursos que atuem nas áreas de manejo de peixes ornamentais e aquicultura, fornecidos por instituição de ensino, reconhecida pelo Ministério da Educação, registro profissional regular no Conselho, quando couber, CNH no mínimo na categoria “B” e disponibilidade para viajar.

São apenas duas vagas para o cargo, com salário de R$ 2.748,88, carga horária de 40 horas semanais. Das funções do cargo, o candidato deve atuar nas dependências do empreendimento Bioparque e do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), o qual dará apoio ao referido empreendimento, na execução de tarefas internas, tais como: auxiliar na coleta de material biológico para exames laboratoriais; manifestar paciência; executar técnicas de enriquecimento ambiental; prender animais em recintos, jaulas e bretes; registrar comportamentos estereotipados de animais; laçar animais; colocar animais em regime de jejum; monitorar temperamento de animais em quarentena; assessorar em pesquisas; demonstrar capacidade de decisão; monitorar comportamento materno; marcar plantel; prestar primeiros socorros a animais; aplicar curativos; amordaçar animais; plantar pastagens; estabelecer contato com animais; monitorar consumo de alimentos; demonstrar capacidade de organização lavar animais e recintos; transportar animais; planejar captura de animais.

Aquário do Pantanal
(Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Outras vagas

A Fundação Estadual do convocou na segunda-feira (18) os candidatos aprovados no processo seletivo para contratação de atendentes.

O edital divulga a pontuação dos 171 inscritos no processo, sendo que apenas 20 seguem para a próxima etapa de seleção — a entrevista pessoal, de caráter eliminatório. A avaliação dos aprovados está marcada para a próxima terça-feira (19), conforme o horário do cronograma, na sede da fundação, localizada na Avenida Afonso Pena, nº 7000, Parque das Nações Indígenas, no Portal Guarani.