IHP abre vaga de auxiliar em atividades para monitorar felinos no Pantanal

Salário é de R$ 2,5 mil com carga horária de 30 a 40 horas semanais
| 06/04/2022
- 09:40
IHP abre vaga de auxiliar em atividades para monitorar felinos no Pantanal
Dentre as funções está o monitoramento de onças no Pantanal. - (Foto: Divulgação/IHP)

O IHP (Instituto Homem Pantaneiro) abriu, nesta terça-feira (5), uma vaga para auxiliar de atividades no programa Felinos Pantaneiros. O salário é de R$ 2,5 mil com carga horária de 30 a 40 horas semanais.

Dentre as funções do cargo, o aprovado irá:

  • Identificar/mapear áreas com maior predisposição de ataques das onças pintadas e pardas ao rebanho bovino;
  • Identificar e monitorar os felinos que fazem uso da área das fazendas;
  • Implementar ações para diminuir os ataques das onças-pintadas e pardas ao rebanho bovino;
  • Avaliar a eficácia da cerca elétrica como estratégia anti-predação de rebanho bovino, por onça-pintada e onça-parda;
  • Avaliar a eficácia da cerca elétrica como estratégia anti-predação de lavoura por pecarídeos silvestres do ;
  • Implementar ações de educação ambiental voltadas para conscientização dos funcionários de propriedades rurais, moradores ribeirinhos e população de Corumbá- MS;

Já na Serra do Amoral, tem deve ser feita a estimativa da densidade populacional de onças-pintadas e onças-pardas na área de estudo, as áreas de uso dos felinos, o padrão dos bichos, e identificação das espécies.

O auxiliar irá acompanhar a rotina do Programa Felinos Pantaneiros seguindo as demandas e solicitações dos supervisores de cada área, além de participar das atividades de campo, como instalação de armadilhas fotográficas, buscas por vestígios, coleta de amostras de fezes e carcaças, registros de avistamentos de onças;

A vaga é voltada para graduados em áreas ambientais, como Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Ciências da Natureza, Tecnologia em Gestão Ambiental, Gestão Ambiental, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Medicina Veterinária.

Dentre os requisitos da vaga, o candidato deve ter disponibilidade para morar em Corumbá; ter disponibilidade para viagens para a Serra do Amolar e para a região de Miranda; domínio do Pacote Office (principalmente Excel) e disposição de realizar triagem de fotos e preenchimento de planilhas por longos períodos; disponibilidade para trabalho de campo (caminhadas de até 8 horas) na mata para instalar armadilhas fotográficas; proatividade; e facilidade para trabalhar em equipe.

O contrato tem duração de nove meses, sendo que os horários são flexíveis, com a possibilidade de atividades noturnas e aos finais de semana, de acordo com as necessidades do Programa.

Os custos de deslocamento de campo entre Corumbá até Serra do Amolar e alimentação serão de responsabilidade do instituto

Como se inscrever?

As seguem abertas até o dia 12 de abril. O candidato devem enviar os documentos pelo e-mail faleconosco@institutohomempantaneiro.org.br. Para a inscrição, o candidato deverá enviar:

  • Formulário 1 preenchido (ANEXO I)
  • Cópias dos documentos de identidade e CPF, ou CNH, ou passaporte.
  • Cópias da Carteira de Vacinação com vacinas antitetânica e febre amarela, e COVID (3 doses)
  • Currículo Vitae ou Lattes.
  • O resultado da seleção será enviado por e-mail para os inscritos até o dia 15 de abril.

Clique aqui e confira o edital completo.

Veja também

As vagas podem ser preenchidas de forma online ou presencial

Últimas notícias