O (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abriu 1.470 vagas para de FIC (Formação Inicial e Continuada) a distância na última segunda-feira (30). Os cursos são de Espanhol Básico I e II, Inglês Básico I e II, Operador de Computador e Vendedor. As inscrições são gratuitas, começam no dia 1º de junho e seguem abertas até dia 19 de junho.

Os cursos têm duração média de 4 meses e em alguns casos podem ter encontros semanais presenciais no polo em que o aluno estiver matriculado. A previsão é que as aulas iniciem entre os dias 8 e 13 de agosto. Os polos presenciais serão em oito cidades onde o IFMS possui campus (Aquidauana, , Corumbá, Coxim, Dourados, Nova Andradina, e Três Lagoas) e em sete municípios em que não há unidades da instituição (Amambai, Antônio João, Costa Rica, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, e Sonora).  Nesses casos, a coordenação do curso será feita pelo câmpus mais próximo.

As inscrições podem ser realizadas na Página do Candidato, da Central de Seleção e o candidato deve informar o CPF (Cadastro da Pessoa Física) em seu nome e selecionar o curso que deseja participar. Candidatos que não tenham acesso à internet podem realizar sua inscrição nos endereços e horários do anexo III do edital do processo seletivo.

Seleção

Os candidatos serão selecionados por meio de um sorteio eletrônico no dia 24 de junho, sob responsabilidade do Cread (Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e a Distância do IFMS).

O resultado preliminar será divulgado no dia 28 de junho e a classificação final e primeira chamada estão previstas para o dia 4 de julho. As provas de nivelamento serão realizadas entre os dias 5 e 7 de julho e o resultado da prova será divulgado no dia 8.

Os candidatos da primeira chamada deverão realizar sua matrícula entre os dias 11 e 15 de julho. As chamadas subsequentes iniciarão no dia 21 de julho.