Curso gratuito para desenvolvimento de jogos 2D é oferecido pelo IFMS

Atividades do curso gratuito são realizadas totalmente online, sem tutoria
| 11/04/2022
- 14:36
O IFMS disponibiliza 1.080 vagas em 18 cursos gratuitos diferentes.
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/ IFMS)

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está ofertando um gratuito e remoto de "Desenvolvimento de Jogos 2D com Unity". O curso é aberto e tem carga horária de 40 horas.

Por não ter tutoria, as atividades podem ser cumpridas pelo participante de acordo com sua conveniência, por meio de computadores ou celular.

Por meio do programa Unity — utilizado para o desenvolvimento de jogos — o objetivo do curso é capacitar o aluno, com ênfase na computação gráfica em duas dimensões (2D), para plataformas variadas, como computador, consoles e dispositivos móveis.

Voltado àqueles que têm interesse em aprender sobre conceitos, ferramentas e práticas do desenvolvimento de jogos, o curso possui caráter básico. 

“O estudante poderá instalar, configurar, importar imagens e criar scripts para o desenvolvimento de jogos utilizando essa game engine [motor de ]. Os conhecimentos se aplicam tanto para 2D quanto 3D, mas o foco, por ser de natureza introdutória, são os jogos 2D mesmo”, explica o docente de Informática do Campus Corumbá, Rafael Françozo, criador do curso. 

Entre os conteúdos abordados estão:

  • história e conceitos de jogos eletrônicos;
  • download e instalação do Unity;
  • acesso e uso da Unity Asset Store;
  • controle de jogos com componentes físicos; codificação com scripts em C#;
  • animações;
  • projeto de jogo estilo Shoot UP.

O professor destaca que os jogos em duas dimensões recuperaram espaço com o avanço dos smartphones. Alguns clássicos do mundo dos jogos eletrônicos — como Super Mario World, PacMan, Sonic CD, Flappy Bird e Among US — foram criados com tecnologia 2D.

Ela também permite o desenvolvimento de outros jogos como dominó, dama, xadrez e baralho. 

“A ideia é de que os participantes possam usar vários recursos envolvendo simulações físicas, efeitos e animações para a construção de jogos multiplataforma. Também serão disponibilizadas sugestões de continuação de estudos envolvem algoritmos, programação em C#, design gráfico, etc”, aponta Françozo. 

Como se inscrever no curso?

O interessado pode acessar a plataforma de cursos livres do IFMS e fazer a inscrição. Caso seja o primeiro acesso, é necessário criar uma conta previamente. Tudo de maneira gratuita. 

Para ter direito a certificado, o cursista deve concluir as atividades até 30 de junho. Já o prazo mínimo para obtenção do certificado é de oito dias após a inscrição. 

Além de “Desenvolvimento de Jogos 2D com Unity”, o Instituto Federal oferta ainda outros 18 cursos livres nas mais diversas áreas, disponibilizados pelo Cread (Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância) da instituição. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail cursoslivres@ifms.edu.br.

Acompanhe vagas e editais

Quer receber dicas e conversar com a gente sobre empregos e concursos? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar de troca de experiências e informações para ajudar quem está em busca de oportunidades de trabalho.

Veja também

Em parceria com a Funsat, seleção acontece nesta segunda-feira (27)

Últimas notícias