O TCE (Tribunal de Contas do Estado) de publicou, nesta sexta-feira (21), o regulamento de concurso para cargos efetivos no quadro pessoal do Tribunal. Serão selecionados auditores estaduais de controle externo, analistas e técnicos de gestão institucional.

Segundo a publicação, no Diário Oficial do , os concursos públicos para seleção de candidatos aos cargos das carreiras serão abertos por edital próprio. A validade dos processos é de dois anos, permitida a prorrogação por igual período, conforme interesse do Tribunal de Contas.

Todos os interessados devem ser brasileiros, ter três anos de experiência efetiva no meio jurídico, não possuir punições por falta grave no exercício de profissão, não ter antecedentes criminais e outros requisitos descritos no regulamento. Candidatos para de auditor estadual de Controle Externo devem possuir graduação em: administração, ciências contábeis, direito, economia, arquitetura e urbanismo, engenharia civil, engenharia ambiental, engenharia elétrica, gestão pública ou tecnologia da informação, nesse caso na área de trabalho definida no edital.

Já os interessados nas vagas de analista de gestão institucional: graduação em administração, ciências contábeis, direito, economia ou serviço social. Por fim, técnicos de gestão institucional devem ter ensino médio completo.

Conforme o regulamento, o concurso será realizado de formas diferentes para os cargos. Para as vagas de auditor estadual de Controle Externo, serão aplicadas provas escritas: objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, e prova de títulos classificatória.

Para os cargos de analista e de técnico de gestão institucional serão aplicadas provas escritas objetivas e prova de títulos, com caráter eliminatório e classificatório. Além da prova de títulos classificatória.

Informações sobre inscrição e valores, número de vagas oferecidas e reservadas para PcDs (Pessoas com Deficiência) e outros dados sobre o concurso serão publicados no edital após aprovação da comissão. E para todos os cargos serão aplicadas investigações sociais e avaliação de sanidade física e mental, ambas de caráter eliminatório.