Termina nesta sexta-feira (6) o processo seletivo complementar do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com vagas para e outras capitais do país. O processo é para contratação temporária de profissionais que trabalharão no Censo 2022.

Ao todo, são 106 vagas, sendo 97 para agente censitário operacional (ACO) e 9 para coordenador censitário subárea (CCS). As inscrições foram abertas na segunda-feira (2) e seguem até a próxima sexta-feira (6). Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencialmente, e não há cobrança de taxa.

As vagas de Agente Censitário Operacional são para trabalhar em Maceió (AL), São Luís (MA), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), (PE), (RJ) e Florianópolis (SC). Para exercer essa função, é exigido o ensino médio completo. Os ACOs têm, entre outras atividades, a função de ajudar no trabalho administrativo e de informática na unidade em que estiverem lotados. A remuneração é de R$ 1.700 mensais.

Já para Coordenador Censitário Subárea, as vagas estão distribuídas em municípios de Minas Gerais, Mato Grosso, e Santa Catarina. A remuneração para a função é de R$ 3.100 e os pré-requisitos são o ensino médio completo e a Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo categoria B. Entre as atribuições estão acompanhar os trabalhos das equipes das coordenações nacionais e estaduais de supervisão e implementar as orientações recebidas e responder por questões técnicas, administrativas e operacionais.

Como se inscrever para trabalhar no Censo

Para fazer a inscrição pela internet, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e enviá-lo para o e-mail da Unidade Estadual do IBGE que abrange a localidade da vaga. Junto ao formulário, o candidato deve anexar as cópias da sua documentação (identidade e titulação acadêmica). A análise dos títulos será classificatória.

Quem decidir fazer a inscrição presencial deve levar uma cópia do documento de identidade e da titulação acadêmica (como diploma ou certificado de conclusão de curso) a um dos postos do IBGE relacionados no anexo do edital correspondente à vaga pretendida.

Processo complementar

A abertura do PSS complementar é uma forma de continuar a seleção iniciada por meio do edital nº 03/2019, que visava à contratação de agentes e coordenadores censitários.

“Este modelo é utilizado para suprir as vagas daquelas localidades que não tiveram candidatos aprovados em número suficiente para atender à necessidade de serviço do processo seletivo original”, completa o gerente de Provimento do IBGE, Bernardo Caú.

As contratações serão efetuadas nos termos da Lei 8.745, que permite a admissão de pessoal por tempo determinado a fim de atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.