Suspensos há um ano e meio devido à pandemia, os cursos presenciais oferecidos nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) começaram a ser retomados. Pelo menos 100 usuários inscritos nas aulas oferecidas neste mês já vão poder contribuir com o orçamento familiar.

Neste mês de retomada, a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) está oferecendo cinco cursos nas áreas de artesanato, embelezamento e culinária em 13 CRAS, mas já existe um cronograma incluindo as demais unidades nos próximos meses. Todos os cursos oferecem certificado.

As aulas presenciais seguem todas as normas de biossegurança vigentes e neste retorno, a equipe da Gerência de Trabalho e Ações de Cidadania organizou e está oferecendo nas unidades os cursos de Bordado em Chinelos, Cerâmica, Crochê em Barbante, Peso de Porta, Técnicas em Confeitaria, Pães, Designs de Sobrancelhas, Cortes de Cabelo e Hidratação e Escova.

“Para mim, o curso é uma terapia, ainda mais nessa fase de pandemia, é um apoio psicológico importante”, enfatizou a dona de casa Perly Portela Pereira, que participa pela primeira vez de uma atividade no CRAS Jardim Aeroporto.

Aluna do curso de Bordado em Chinelos, ela contou que espera aliar o novo aprendizado à sua experiência com o crochê e incrementar em pelo menos 20% a renda doméstica. “É um produto muito rentável, de fácil venda”, ressaltou.

A dona de casa Maria de Lourdes Santos, que fez o curso no CRAS Jardim Moema, também viu na oportunidade um apoio emocional. “Estava em depressão e esse curso veio em boa hora. O que mais gostei foi aprender a colocar preço nos produtos, dessa forma a gente aprende a valorizar nosso trabalho e não fica no prejuízo”, afirmou.

Os cursos produzidos em 2020 podem ser visualizados no site da prefeitura. Basta clicar no ícone Proteção Básica e na sequência, em Inclusão Produtiva. Os ícones estão no alto da página.

Estão postadas aulas de Máscara com e sem Costura, Arte em Barbante, Cachecol e Touca, Curso Básico de Coloração, Empadas. Hidratação e Escova, Designer de Sobrancelha, Pizza Artesanal e Bolo Caseiro de Dia dos Namorados. 

Já o usuário que deseja participar dos cursos presenciais, precisa ir até o CRAS mais próximo do seu bairro e verificar se há uma programação de aulas disponível e fazer a inscrição na própria unidade. Também é possível fazer sugestões de cursos para serem oferecidos no CRAS.