Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Sinpol quer reduzir ainda mais velocidade de digitação para prova em concurso

A polêmica a respeito da prova de digitação para o concurso de escrivão e investigador de polícia continua. Desta vez, o Sinpol irá se reunir com a comissão organizadora do concurso para modificar os critérios da prova, que pede a digitação de 1.000 caracteres em cinco minutos.
Arquivo -

A polêmica a respeito da prova de digitação para o concurso de escrivão em Mato Grosso do Sul continua. Desta vez, o Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul) irá se reunir com a comissão organizadora do concurso para modificar os critérios da prova, que pede a digitação de 1.000 caracteres em cinco minutos.

A reunião acontece às 14h30 desta sexta-feira (18) com a comissão organizadora, a Delegacia Geral, SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), Escola de Governo e a Acadepol (Academia de Polícia Civil).

De acordo com o diretor jurídico do Sinpol, Max Andrade, mesmo com a alteração na prova prática, os critérios ainda são muito exigentes. “1.000 toques em cinco minutos equivalem a 200 toques por minuto. Nos editais de outros concursos, a norma é apenas 130 toques por minuto”, afirma.

Segundo Andrade, mesmo a dois dias da prova, ainda há tempo para tentar reverter a situação. “Somos um sindicato de policiais civis, mas tratamos com muito respeito aos aspirantes, somos solidários com a dor dos candidatos. Não sei se a tentativa vai surtir efeito tão próxima à data da prova, mas pelo menos os candidatos serão representados”.

Entre os candidatos, a informação é de que foi impetrado um mandado de segurança para ajustar a exigência da prova de digitação de 200 toques por minuto para 120 toques por minuto. “O mandado foi protocolado no Tribunal de Justiça e será julgado por desembargadores. Estamos aguardando as decisões e treinando muito a digitação, para o caso de não dar certo”, afirma uma candidata, que não quis se identificar.

Entenda o caso

Após causar revolta entre os candidatos, que até fizeram uma denúncia no Ministério Público, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul mudou os critérios para a prova prática do concurso de escrivão na quinta-feira (17). A exigência da digitação de 2.000 caracteres em cinco minutos era considerada desumana pelos candidatos e, de acordo com publicação no Diário Oficial desta quinta-feira, foi reduzida pela metade: 1.000 caracteres.

O Ministério Público fez o pedido para a comissão organizadora do concurso, que alterou o edital. A prova acontece no domingo (20) e os candidatos ainda têm esperanças de uma nova mudança na prova de digitação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Filha de Gilberto Gil, cantora, empresária e apresentadora deixou legado contra o racismo

Esportes

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Com a vitória, ‘Verdão’ entrou no G4 do Campeonato Brasileiro

Polícia

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Agressor ameaçou matar a família da vítima, militares e até familiares dos policiais

Mundo

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Vítima usava corrente de 9 kg no pescoço e quem fazia o exame era esposa dele