São 400 vagas em diversas modalidades

A (Universidade Federal da Grande ) está com matrículas abertas para diversos cursos, nas modalidades de especialização, mestrado e doutorado. São 11 modalidades de pós-graduação, cinco de especialização, quatro de mestrado e dois de doutorado. Entre as 400 vagas ofertadas, há, também, a possibilidade de bolsa de pesquisa, por meio de uma seleção interna.

Até 27 de janeiro estão abertas as inscrições para quatro cursos de especialização na modalidade de Educação a Distância, cada um com 60 vagas. “O curso é online, mas com atividades presenciais nos polos de EaD da UFGD. O curso de Gestão em Saúde será oferecido nos polos dos municípios de Bela Vista e de Porto Murtinho. A especialização em Gestão Pública será oferecida em Costa Rica e em Porto Murtinho. O curso de Gestão Pública Municipal acontecerá em Bela Vista e em Porto Murtinho”, afirma a Universidade. Há, também, vagas para o curso de Ensino de Sociologia no Ensino Médio, em Miranda e Rio Brilhante.

Especialização para professores

O curso de especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências recebe inscrições até dia 15 de janeiro e oferece. São oferecidas 20 vagas para professores(as) da disciplina de Matemática e 20 vagas para quem leciona na área de Ciências. “Este é um curso presencial, de duração de um ano, com aulas toda quinta-feira, das 7h20 às 11h e das 13h20 às 17h, na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET-UFGD). A seleção é composta por uma prova escrita, que acontecerá no dia 11 de fevereiro, e os aprovados vão começar as aulas em março”, explica a UFGD.

Mestrado e doutorado – Para quem deseja o Universo da pesquisa e da docência no ensino superior, ainda há alguns programas de mestrado e doutorado abertos na Universidade. “O Mestrado em Letras encerra inscrições no dia 9 de janeiro. São 30 vagas disponíveis e a taxa de inscrição é no valor de R$ 176,00. O programa de pós-graduação em História oferece 20 vagas em nível de mestrado e 10 para doutorado. As inscrições vão até dia 13 de janeiro e não é cobrada nenhuma taxa”, indica a Universidade.

Além dos programas, estão abertas as inscrições para seleção do mestrado e para o doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental. O candidato tem até dia 18 de janeiro para entregar a documentação e a taxa de inscrição é de R$ 88,00. O programa de pós-graduação em Sociologia oferece 15 vagas em nível de mestrado. Os candidatos devem entregar a documentação até dia 16 de janeiro. Não há taxa de inscrição para os candidatos.

Cada curso tem seus próprios critérios e formas de seleção de candidatos. Para saber sobre documentos necessários para se inscrever, como e quando serão as provas, e outros detalhes, é necessário ler os editais de cada curso. Os editais estão disponíveis no site http://portal.ufgd.edu.br/editais, basta clicar em Pós-graduação, na coluna “Categorias”. As inscrições são todas feitas pela internet, no portal http://www.ufgd.edu.br/posgraduacao/.