Mas o estado é o segundo com o maior número de ocupados

População desocupada de Mato Grosso do Sul aumentou 42% no último trimestre de 2016, conforme dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) através da (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua. Entretanto o estado se mantém como a 2ª unidade federativa com o maior nível de ocupação do País com 60% de pessoas trabalhando no período.

Os dados divulgados dão conta que a população desocupada – que não estava trabalhando – em MS foi estimada em 112 mil pessoas. Aumentando em 34 mil pessoas, (42,6%) o que foi registrado no mesmo período do ano anterior. Já, no que diz respeito ao trimestre anterior, não houve variação estatisticamente significativa, que foi de 104 mil pessoas. Em foram contabilizadas 34 mil pessoas desocupadas.

Mesmo com esta estatística, Mato Grosso do Sul figura como o 2º estado com maior número de pessoas ocupadas. O IBGE considerou como ocupada a população com 14 anos ou mais, que estava trabalhando em MS no período estudado. Foi estimado que 1.263 mil pessoas estavam ocupadas, resultando em uma taxa de 60% de pessoas ocupadas no estado. O que  não apresentou variação estatisticamente significativa em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e, também, em relação ao trimestre anterior. Foi verificado que 432 mil pessoas estavam trabalhando em Campo Grande no período.

Segundo o IBGE a população sul-mato-grossense em idade de trabalhar, com 14 anos ou mais, foi estimada em 2.103 mil pessoas no 4º trimestre de 2016. O indicador aumentou em 69 mil pessoas, (3,4% em relação ao mesmo período do ano anterior). Entretanto, em relação ao trimestre anterior (jul/ago/set), não houve variação estatisticamente significativa, cuja população era de 2.090 mil pessoas. Em Campo Grande, a população em idade de trabalhar no 4o trimestre de 2016, foi estimada em 711 mil pessoas.

Já as pessoas na força de trabalho, ou seja, que buscaram emprego no período, foram estimadas em 1.375 mil no 4º trimestre de 2016, em Mato Grosso do Sul. Neste mesmo período no ano passado o número foi de 1.327 mil pessoas e no 3º trimestre de 2016 foi de 1.357 mil pessoas. Foram estimadas em 466 mil pessoas na força de trabalho na capital.