No dia do trabalhador, governo comemora geração de empregos em MS

Estado ficou em 3° lugar no Brasil

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Estado ficou em 3° lugar no Brasil

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) utilizou as redes sociais para parabenizar os trabalhadores sul mato-grossenses, neste dia 1° de maio.

Deixo o meu abraço a todos os trabalhadores de Mato Grosso do Sul pelo dia de hoje. Em nosso estado, temos muito o que comemorar! Somos o primeiro e único estado do país com geração positiva de empregos nos últimos 12 meses, conforme o Caged. E, no que depender de nós, vamos continuar trabalhando para abrir novas oportunidades de emprego e renda para a nossa gente, além de seguir investindo em qualificação profissional, como o que fazemos na Casa de Qualificação, que já capacitou 1.950 trabalhadores desde a sua inauguração em dezembro de 2015”.

Os dados do Caged colocam Mato Grosso do Sul em uma situação mais confortável do que outros estados brasileiros. Os números de março de 2017, revelam a criação de 1.245 novos postos de trabalho com carteira assinada. A quantidade é 565% maior do que a registrada no mesmo mês de 2016, quando foram gerados 187 novos empregos no Estado. Com isso, o Estado ficou em terceiro lugar no Brasil no ranking de geração positiva de empregos – ficando atrás somente do Rio Grande do Sul (5.236) e de Goiás (4.304).

Conforme a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), o setor de serviços foi a atividade econômica com maior saldo de geração de empregos formais no primeiro trimestre do ano. O setor contratou 22.045 pessoas, demitiu 20.492 e teve saldo de 1.553.

A explicação para o “fenômeno”, segundo o Azambuja, está no desempenho das atividades econômicas, estimuladas por um conjunto de ações, entre elas, a política de incentivos, que condiciona a concessão de benefícios fiscais aos empreendimentos que se instalam no Estado à geração de empregos e compromissos com os princípios socioambientais

Conforme o governo do Estado, a geração de empregos foi impulsionada pelos setores da indústria e da construção civil. Foram 744 novas oportunidades de empregos formais nas indústrias e 465 novas vagas na construção civil. Na sequência, apareceram os setores da agropecuária (305) e de serviços (243) como destaques de contratações.

Entre os municípios sul-mato-grossenses, o de Três Lagoas segue como o maior polo gerador de oportunidades, acumulando 727 vagas de janeiro a março de 2017. Em seguida, Sonora (608), Caarapó (486), Campo Grande (398) e São Gabriel do Oeste (352).

Conteúdos relacionados

Curso Sejuv
Funsat