Educação em crise: Vale Universidade atrasa e Fies reduz vagas

Programas atenderam mais de 54 mil estudantes em MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Programas atenderam mais de 54 mil estudantes em MS

Para quem pensa em ingressar no ensino superior em Mato Grosso do Sul com a ajuda de créditos estudantis poderá encontrar dificuldades. O Fies (Financiamento Estudantil) tem reduzido vagas ano a ano, e podem ser menos 2 mil vagas neste semestre. Já o Vale Universidade, este do governo estadual, sequer abriu seu processo seletivo que normalmente ocorre nos meses de janeiro.

As contratações do Fies no Estado começaram a sofrer redução em 2015, fruto dos cortes de gastos públicos; de 13.671 contratos firmados em  2014 caiu para 5.792 no ano seguinte – encolhimento de 57%. A diminuição na oferta continuou em 2016: O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) pactuou somente 3.462 contratos no ano passado e a redução prevista para o primeiro semestre de 2017 chega a 40%, projeção de acordo com o comparativo dos últimos anos.

Os estudantes também enfrentam a incerteza do Vale Universidade, oferecido pelo governo. O programa foi criado pelo Decreto nº 12.466, de 18 de dezembro de 2007, para atender estudantes de universidade públicas e privadas, mas pela primeira vez em 9 anos de existência o benefício não abriu seu processo seletivo.

Na unidade que atende o Vale em Campo Grande, funcionários não sabem responder quando as inscrições serão abertas, ou pior, se o programa será oferecido ainda neste ano. O programa custeia 90% dos custos da mensalidade em instituições privadas, sendo 70% por conta do Governo do Estado; 20% de responsabilidade da instituição de ensino e 10% de contrapartida para os alunos. Nas universidades públicas o repasse é feito diretamente na conta do estudante, sendo o cálculo baseado na média da mensalidade do curso em outras universidades.

De acordo com a Sedhast (Secretaria De Estado De Direitos Humanos, Assistência Social E Trabalho), o programa não será cancelado, mas não divulgaram a data prevista para a abertura das vagas. Em 2014 o governo fechou 1.082 contratos, número que subiu para 1.626 no ano passado. Já o Vale Universidade indígena atendeu somente 164 índios nos últimos três anos.

Conteúdos relacionados

Concurso da Câmara Municipal de Iguatemui está com inscrições abertas (CMI, Divulgação)
concurso correios