Sest/Senat promove especialização para 40 profissionais do transporte de MS
Aulas iniciaram nesta segunda-feira (12); curso tem duração de 14 meses
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Aulas iniciaram nesta segunda-feira (12); curso tem duração de 14 meses
Uma turma de 40 profissionais do transporte de Mato Grosso do Sul iniciou nesta segunda-feira (12), uma especialização ligada ao Programa Avançado de Capacitação do Transporte, que deve durar 14 meses. Promovido pelo SEST SENAT com o apoio do ITL (Instituto de Transporte e Logística), entidade da CNT (Confederação Nacional do Transporte), o objetivo do curso é fomentar o desenvolvimento de pesquisa científica e a atração e retenção de profissionais com alto nível de formação intelectual e acadêmica.
Em Campo Grande a turma conta com a participação de 40 profissionais do setor, sendo que são 25 do Transporte de Passageiros (16 Transporte Coletivo Urbano de CG – Consórcio Guaicurus – e 9 do Transporte Rodoviário de Passageiros), 12 pessoas do Transporte de Cargas e 3 do setor Ferroviário. O curso tem duração de quatorze meses nos quais os participantes se reunirão durante uma semana bimestralmente para fazerem as aulas.
A iniciativa foi feita em parceria com a FDC (Fundação Dom Cabral), cuja Especialização em Gestão de Negócios, tem como meta capacitar gestores e executivos das empresas de transporte e logística nas mais modernas técnicas de gestão de negócios, desenvolvendo as competências necessárias para tornar o setor mais competitivo.
“Nós já tínhamos um curso de pós-graduação em gestão de negócios e, atendendo a esta demanda do Sest Senat, fizemos uma adaptação do nosso programa especificamente para o setor de transporte”, afirma Clara Linhares, professora da Fundação Dom Cabral. “Nós vamos trabalhar temas como Auto-conhecimento, Liderança, Relação das Pessoas dentro da Empresa, Trabalho em Equipe e, é claro, a Gestão de Negócios em si”, complementa a professora.
A FDC é um centro internacional de desenvolvimento de empresas e executivos, classificado como a melhor escola de negócios da América Latina pelo ranking 2015 do jornal inglês Financial Times. Unindo uma equipe de professores com ampla experiência acadêmica e executiva, a Fundação tem o propósito de construir conhecimento e tornar-se referência em pensamento corporativo.
“É com grande satisfação que recebemos este curso em Campo Grande. Através dele, estamos tendo a oportunidade de oferecer aos nossos profissionais do transporte, em especial, às pessoas de gerência e de média e alta direção do setor, mais conhecimento para que possamos continuar evoluindo na prestação de um serviço tão importante”, afirmou João Resende Filho, presidente do Conselho do Sest Senat de MS, durante a abertura da aula inaugural. “O curso contempla todos os modais. Campo Grande está agora com essa primeira turma de muitas que com certeza virão. O transporte, a exemplo dos outros segmentos, precisa realmente preparar os seus profissionais para os desafios que os novos tempos nos apresentam, atendendo à exigência cada vez maior por parte dos clientes e do mercado como um todo. Nós precisamos ter o menor custo possível para transportar pessoas e bens com toda segurança e eficiência”, complementa o presidente.
O currículo da especialização do curso de pós-graduação promovido pelo Sest Senat foi idealizado considerando a relevância do pensamento prático do mundo dos negócios. Dessa forma, buscou-se avaliar práticas de gestão dos transportes nas organizações, balanceando a teoria com a prática e desenvolvendo nos participantes uma visão empreendedora e criativa.
“O Instituto de Transporte e Logística faz parte do sistema da Confederação Nacional do Transporte, juntamente com o Sest Senat. Em 2013, o presidente da CNT, sr. Clésio Andrade, teve a ideia de capacitação dos gestores da área de transporte. Nós iniciamos então a implantação deste curso de pós-graduação – neste momento nós temos 20 turmas montadas em várias capitais, abrangendo o Brasil como um todo. Nós chegamos a Campo Grande atendendo à demanda do presidente da Federação aqui em MS, sr. João Resende. Trouxemos um curso focado para a gestão de negócios das empresas que atuam no estado”, afirma João Victor Mendonça, diretor executo do ITL.
Segundo João Victor Mendonça, o investimento na área da inovação, do conhecimento e da tecnologia para o setor do transporte é uma determinação do presidente da CNT, Clésio de Andrade. “O sistema já oferece esta pós-graduação para os gestores, outra para os diretores do Sest Senat e para 2017 está prevista o início da oferta de um mestrado na área, além de cursos de capacitação e de extensão em universidades brasileiras e estrangeiras”, explica o diretor executivo.
“Agradecemos ao senhor Clesio de Andrade, presidente da CNT, ao Departamento Executivo do Sest Senat e também ao doutor João Victor Mendonça do ITL por estenderem a Mato Grosso do Sul esta oportunidade tão rica de aprimoramento do setor. Ressaltamos também o apoio do senhor Claudio Cavol, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS, que também tem sido muito aguerrido nas questões estratégicas do transporte. Todos estamos empenhados para a melhoria do transporte no nosso estado e em todo o país”, complementa João Resende Filho.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ contas da Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Com horário estendido, vendas de fim de ano devem movimentar R$ 189 milhões na economia de Campo Grande
A estimativa da CDL aponta uma alta de 5,5% nas vendas de Natal em 2024
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.