Senar-MS abre seleção para técnicos de campo do programa ABC Cerrado

Profissionais graduados ou pós-graduados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Profissionais graduados ou pós-graduados

As inscrições do processo seletivo de contratação de técnicos de campo para trabalhar no Programa ABC Cerrado do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural já podem ser feitas no portal www.senarms.org.br. A oportunidade é direcionada a profissionais graduados ou pós-graduados em Ciências Agrárias (Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e áreas afins) com comprovação de experiência profissional mínima de seis meses em assistência técnica na área rural. A seleção dos inscritos está dividida em quatro fases: seleção de currículos, atribuição de pontos, treinamento metodológico e capacitação técnica.

De acordo com a gestora de programas de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, Mariana Urt, os técnicos selecionados atuarão diretamente nas propriedades participantes do programa. “O objetivo é selecionar profissionais assistentes técnicos que farão o trabalho de acompanhamento e orientação para implantação das tecnologias preconizadas no ABC Cerrado nas propriedades rurais contempladas. A meta é capacitar 1,2 mil produtores, dos quais 300 receberão a assistência técnica por um período de 18 meses”, explica.

Sobre o ABC Cerrado – O programa tem objetivo de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa no território nacional e possui quatro linhas tecnológicas que serão trabalhadas com os produtores: sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, ILPF – integração Lavoura, Pecuária e Floresta e Florestas Plantadas. Criado por intermédio de uma ação conjunta do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Mato Grosso do Sul é um dos oito estados que receberão o atendimento além da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Tocantins.

O Senar é o responsável pela formação profissional dos produtores rurais, capacitação de instrutores e técnicos de campo e pela assistência técnica oferecida posteriormente nas propriedades rurais. Em 2015 foram realizados seminários de sensibilização em quatro municípios: Aquidauana, Cassilândia, Camapuã e Paranaíba. A programação incluiu a apresentação do projeto, desmistificação dos conceitos e a aplicabilidade das tecnologias de baixa emissão de carbono.

Serviço – Além do processo seletivo que contratará a equipe técnica do ABC Cerrado, continuam abertas até o mês de fevereiro, as inscrições para os produtores rurais interessados em aderir ao programa. Para participar é necessário confirmar o cadastramento no portal www.senar.org.br/pre-inscricao-do-processo-de-mobilizacao ou ainda, no sindicato rural da região.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

Conteúdos relacionados