Medidas incluem idade mínima de 65 anos para se aposentar

Oito entre cada 10 trabalhadores do Brasil serão atingidos integralmente pela reforma na Previdência proposta pelo governo interino de Michel Temer (PMDB). As medidas que podem ser tomadas incluem a idade mínima de 65 anos para .

De acordo com o jornal Extra, haverá diferença de tratamentos de acordo com a faixa etária. Quem já está há muito tempo trabalhando, por exemplo, terá que contribuir menos. Os mais afetados serão os trabalhadores com menos de 50 anos.

O economista Paulo Tafner, citado pelo periódico carioca, diz que “a população em idade ativa vai de 15 a 64 anos (142,4 milhões de pessoas). Se a mudança vai afetar mais quem tem até 50 anos (114,8 milhões), é só ver a representatividade desse grupo no total: então, oito em cada dez brasileiros serão (plenamente) atingidos pela reforma”.

Haverá novas regras de transação para os maiores de 50 anos, que terão de pagar um ágio referente ao tempo restante para iniciar a aposentadoria. A medida exigiria um aumento de 30% a 40% na contribuição. Quem se aposentaria aos 55, por exemplo, terá de trabalhar cerca de mais dois anos.