Vagas para formados em engenharias, ciências náuticas e educação física

Os interessados em ingressar no quadro de oficiais da têm até esta sexta-feira (29) para se inscrever no concurso que seleciona profissionais para atuação em eletrônica, educação física, máquinas e sistema de armas. São 44 vagas para quem possui formação superior nas áreas requeridas.

Para as 12 vagas no setor de eletrônica, as oito no sistema de armas e as 20 para atuação com máquinas, é necessário ser formado em alguma área de engenharia, além de uma das vagas em cada setor ser reservada para profissionais das ciências náuticas. Para educação física, os candidatos precisam ter diploma superior na área.

Processo seletivo

As avaliações serão feitas por meio de prova objetiva, redação, inspeção e saúde, teste de aptidão física, verificação de dados biográficos, avaliação psicológica e curso de formação de oficiais. A prova objetiva terá 50 questões a depender da área de atuação, além de uma redação.

No teste de aptidão física, os candidatos precisarão realizar uma corrida de 2.400 metros em 14 minutos e meio, além de uma prova de natação de 50 metros em um minuto e meio. As inspeções de saúde, avaliação psicológica e de dados biográficos serão realizadas por profissionais da instituição.

Quem for aprovado passará por um período de treinamento e adaptação, para então iniciar as atividades do CFO (Curso de Formação de Oficiais), que deve ser iniciado em março do ano que vem.

Inscrições

Para participar, é necessário preencher a ficha de cadastro nos sites www.ensino.mar.mil.br e www.ingressonamarinha.mar.mil.br, além de pagar a taxa de inscrição de R$ 70 até a data de 8 de agosto.

Nove vagas estão reservadas para candidatos negros. A idade máxima para os candidatos inscritos é de 29 anos. Os locais e horários das provas ainda serão divulgados pela Marinha.