Vagas para Exército, e Aeronáutica em várias funções

As Forças Armadas do Brasil estão com quatro concursos abertos para interessados em ingressar na carreira militar, com vagas nas três instituições, sendo 114 no Exército, 44 na Marinha e 154 na Aeronáutica. Cada concurso tem exigências específicas, com oportunidades para ambos os sexos em níveis médio e superior. Haverá provas em Campo Grande.

Exército

São dois concursos, sendo um para formação de sargentos, com vagas para nível médio, e outro para oficiais e capelães, para nível superior.

Há 70 vagas disponíveis para nível médio, visando formação de sargento nas áreas de combatente, logística-técnica, aviação, música e saúde. Para combatente, as oportunidades são para infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicações. O período de qualificação será realizado em Três Corações, no interior de Minas.

Para logística-técnica, as áreas são de material bélico (manutenção de armamento, mecânico operador e manutenção de viatura), manutenção de comunicações, topografia e intendência. A formação acontece no Rio de Janeiro. Para aviação, as vagas são para manutenção, com qualificação em Taubaté, interior de SP.

Para sargento-músico, as vagas são para quem toca clarineta, fagote em dó/contra-fagote em dó, flauta em dó/flautim em dó, oboé em dó/corne-inglês, saxhorne, saxofone, tuba, trombone tenor/trombone baixo, trompa, trompete/ cornetim e flueghorne. Para saúde, as oportunidades são para auxiliares e técnicos e em enfermagem.

As inscrições devem ser feitas no site concurso.esa.ensino.eb.br até o próximo dia 4. As avaliações contarão com provas objetivas e discursivas em 9 de outubro, valoração de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física e curso de formação.

Também há 40 vagas abertas para oficiais, com exigência de nível superior nas áreas de ciências contábeis (7), direito (15), enfermagem (6), informática (10) e veterinária (2). A idade máxima para inscrição é de 36 anos.

Há ainda quatro vagas para o quadro de capelães militares: três para sacerdote católico romano e uma para pastor evangélico. É necessário ter idade entre 30 e 40 anos, curso superior de teologia e pelo menos três anos atuando na área pastoral.

Para o concurso de oficiais e o de capelães, os interessados devem se inscrever até o dia 5 de agosto, no site www.esfcex.ensino.eb.br, no valor de R$ 120. As provas serão realizadas no dia 18 de setembro, além de inspeção de saúde, exame de aptidão física, verificação documental preliminar, revisão médica e comprovação dos requisitos para matrícula no curso de formação do Colégio Militar de Salvador/BA (em 20 de março de 2017).

Marinha

A instituição está com 44 vagas de nível superior para o cargo de segundo-tenente. As inscrições devem ser feitas atéo dia 29 de julho no site www.ensino.mar.mil.br e o valor é de R$ 70. A avaliação será feita por prova escrita objetiva, redação, verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física, verificação de documentos e avaliação psicológica. Os candidatos devem se atentar, a partir de 24 de agosto, à divulgação de data e horários da prova escrita.

Aeronáutica

O comando da FAB (Força Aérea Brasileira) está com inscrições abertas em 154 vagas para médicos, em caráter temporário e voluntário. Os interessados devem ter idade máxima de 45 anos.

As inscrições devem ser feitas no site www.fab.mil.br até o próximo dia 15. Haverá avaliação curricular, concentração inicial, inspeção de saúde inicial, concentração final e habilitação à incorporação.