Apenas 7 dos 79 municípios de MS já acordaram reajuste de professores

Em Ponta Porã educadores decidiram fazer greve

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em Ponta Porã educadores decidiram fazer greve

Apenas os municípios de Porto Murtinho e Dois Irmãos do Buriti cumpriram com a Lei nº11.738/2008 e já estão pagando o reajuste anual dos professores, definido pelo MEC (Ministério da Educação) em 11,36%, desde janeiro. As cidades de Cassilândia, Rio Verde, Aquidauana, Amambai e Ladário vão repassar o valor na folha de março. Já em Ponta Porã, a categoria decidiu entrar em greve, e adiar a volta as aulas prevista para esta segunda-feira (22), até conseguir um posicionamento da prefeitura.

Segundo a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), os demais municipios do Estado ainda estão em fase de negociação. Em Campo Grande a categoria, representada pelo ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) ainda briga para conseguir o reajuste de 2015, de 13,01%, que motivou três meses de greve durante o ano passado.

No dia 4 deste mês, os professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) decidiram em assembleia que aceitam parcelar o reajuste de 2015 em duas vezes, desde que a primeira parcela, de 6,505% seja repassada em maio, junto com o reajuste anual de 2016, de 11,36%, ou seja, 17,8% em uma única vez. A Prefeitura ainda não se pronunciou sobre o assunto.

No Estado, a definição quanto à forma de aplicação do índice de correção do Piso deve ocorrer ainda esta semana em uma reunião entre representantes da Fetems e o governo do  Estado, prevista para esta terça-feira (23), às 15h30, na governadoria.

Conteúdos relacionados