A Prefeitura de Campo Grande publicou no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) desta sexta-feira (24), o Decreto PE nº 120, de 23 de janeiro de 2014, onde o prefeito Alcides Bernal (PP) autoriza a convocação dos professores que passaram no concurso da Secretaria Municipal de Educação realizado em 2009 e homologado em 25 de janeiro de 2010, tendo seu primeiro vencimento em 25 de janeiro de 2012 e prorrogado até 25 de janeiro de 2014.

Serão chamados para preencher as vagas 211 professores, sendo: 3 para a disciplina de espanhol, 149 para a educação infantil, 59 para a disciplina de educação física – 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Os profissionais serão convocados para comparecerem no dia 28 de janeiro próximo, à Escola de Governo, a partir das 8 horas, quando receberão orientações sobre o processo de contratação.

Protestos

No começo de dezembro, o prefeito anunciou a convocação de 332 professores de 613 que aguardavam pela nomeação desde a gestão do prefeito Nelson Trad Filho (PMDB). Os professores protestavam desde o fim de novembro para que o restante das nomeações fossem efetivadas.

No dia 18 de dezembro, o Ministério Público Estadual (MPE), iniciou procedimento preparatório para investigar irregularidade na abertura de processo seletivo para contratação de professores temporários para atuação na rede municipal de ensino, em detrimento dos aprovados no concurso de 2009.

O secretário de Administração do município, Ricardo Ballock, prometeu que a nomeação ocorreria na segunda-feira (6). Entretanto, a prefeitura não se pronunciou e abriu, neste mês, seleção para integrar cadastro reserva para professores temporários.

Na manhã da última quarta-feira (22) o secretário de Educação não deu expectativa para a convocação dos professores aprovados. “Segundo ele não há vagas”, afirmou o presidente do Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais de Educação (ACP-MS), Geraldo Gonçalves. Segundo Gonçalves de acordo com posicionamento do secretário, os professores perderiam o concurso que tem validade até hoje (25).