Aprovados em concurso da Polícia pressionam Governo para serem convocados

Os 200 aprovados no concurso da Polícia Civil que não foram convocados vão pressionar o Governo do Estado para que sejam chamados até o fim do ano. Com o apoio da Sinpol-MS (Sindicato da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul), eles criaram a Comissão dos Excedentes. “Vamos lutar para sensibilizar o governador a chamar o excedente. Reenviamos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os 200 aprovados no concurso da Polícia Civil que não foram convocados vão pressionar o Governo do Estado para que sejam chamados até o fim do ano. Com o apoio da Sinpol-MS (Sindicato da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul), eles criaram a Comissão dos Excedentes.

“Vamos lutar para sensibilizar o governador a chamar o excedente. Reenviamos ofício nesta segunda e aguardaremos resposta”, conta o presidente do Sindicato, Alexandre Barbosa.

O presidente do Sinpol-MS reitera a necessidade da convocação por conta da defasagem de policiais civis no Estado. “Eles alegam que chamaram apenas  o que pede o edital. Mas acontece que a defasagem é grande, de 1.100 policiais. Tem delegacia no interior que só fica um de plantão. Isto não está certo”.

A convocação dos excedentes diminuiria o déficit. “Não adianta ter viatura, armamento novo se não tiver recurso humano. O índice de criminalidade aumentou”, frisa Barbosa.

Abaixo-assinado e petição pública

Alessandro Martins, de 28 anos, é um dos aprovados e membro da comissão. “Estamos todos ansiosos para poder realizar um sonho. Alguns até já abandonaram o serviço. Queremos melhorar a segurança pública de Mato Grosso do Sul”, destaca.

Além do ofício, a comissão sairá as rua recolhendo assinaturas para abaixo-assinado. Também há na internet petição pública, que já tem 470 assinaturas. “O nosso foco agora é convencer o governador. Somos 200 com vontade de trabalhar pela sociedade”, finaliza o aprovado.

Jean Carlos Miranda, diretor jurídico do Sinpol-MS, bate na tecla de que é preciso aumentar o contingente para combater a criminalidade no Estado. “Os excedentes vão somar e garantir mais segurança. Além disso, seria uma redução de encargo para o Estado”.

Situação atual

O Concurso da Polícia Civil do Governo do Estado foi realizado em agosto de 2013. Atualmente cerca de 400 policiais civis estão na Academia. Na primeira convocação foram chamados 270, com ausência de 23 candidatos. Na segunda foram 108, com 28 desistências. Segundo a Comissão, o Governo havia prometido a convocação de mais 35 aprovados até 20 de outubro. A próxima convocação está prevista para novembro.

Outro lado

O Governo do Estado informou, via assessoria, que aguardará o recebimento do ofício e analisará se há recursos e condições de remanejamento para que a Academia tenha capacidade de receber os 200 aprovados excedentes.

A assessoria garante que, se não houver impasses nestas duas questões, “nada impede que todos sejam convocados até o fim do ano”.

Conteúdos relacionados

Vagas
Primt