Mapa do Enem 2012 mostra quais os temas que aluno não domina

Pela primeira vez, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou o mapa de itens do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio). Com ele, o candidato tem um quadro dos temas que ele precisaria saber para ter melhor nota em cada uma das provas. Na página Mapa de Itens, o estudante ou […]

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Pela primeira vez, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou o mapa de itens do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio). Com ele, o candidato tem um quadro dos temas que ele precisaria saber para ter melhor nota em cada uma das provas.

Na página Mapa de Itens, o estudante ou a escola devem digitar a proficiência obtida em cada área do conhecimento (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza). Ao clicar em “visualizar mapa”, aparecerão as descrições dos itens da prova. Em negrito, estão os itens que o aluno já deve saber e, sem destaque, os temas que ele ainda precisa dominar melhor.

“É esperado que alunos que estão no nível 500, por exemplo, acertem muito mais itens desse nível e não tenham o domínio daqueles itens de níveis mais difíceis”, exemplifica Dalton Andrade, professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

O mapa não é um retrato do desempenho específico de cada estudante, mas dá a ideia de qual seu nível provável de conhecimento.

“O posicionamento de itens no mapa é um modelo probabilístico, ou seja, dada a proficiência do aluno não significa que ele errou todos os itens acima de sua proficiência, significa que ele tem baixa probabilidade de acertá-los. Assim como os itens em negrito podem não ter sido todos acertados, ele apenas tem alta probabilidade de acertá-los”, explica Renato Júdice, diretor acadêmico do sistema de ensino Uno Internacional.

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Esse é o diferencial da TRI (Teoria de Resposta ao Item). Com ela é possível medir o nível de dificuldade de cada pergunta além do conhecimento de seu conteúdo específico.

As escolas que quiserem usar o mapa de itens devem colocar a nota mínima obtida por um de seus alunos no quadro comparativo e não a nota média. O desempenho médio dos estudantes de uma escola não equivale ao que todos aprenderam, pois a média pode esconder um candidato com alto desempenho e um candidato de baixo desempenho por trás de uma nota mediana.

Usando a nota mínima, “a escola poderia saber o que ela ensina para todos os seus alunos, como mínimo”, afirma o professor Andrade. E, com a nota máxima, teria ideia dos conteúdos dominados por seu melhor aluno.

Resultados do Enem 2012

O desempenho médio geral dos estudantes no Enem 2012 foi de 513,82 pontos, de 1.000 pontos possíveis. A média foi feita a partir do nota média nas provas objetivas de matemática, linguagens, ciências naturais e ciências humanas.

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