Inep estuda cobrar taxa em dobro de alunos que faltarem no Enem
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) estuda adotar medidas punitivas para reduzir o índice de abstenção no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Entre as possibilidades analisadas estão a cobrança dobrada da taxa de inscrição para candidatos pagantes que tenham faltado no exame e a retirada da isenção no caso de alunos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) estuda adotar medidas punitivas para reduzir o índice de abstenção no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Entre as possibilidades analisadas estão a cobrança dobrada da taxa de inscrição para candidatos pagantes que tenham faltado no exame e a retirada da isenção no caso de alunos de escola pública.
A autarquia considera também a abertura de um prazo para que os estudantes cancelem a inscrição no Enem, antes da impressão das provas. A edição deste ano registrou abstenção de cerca de 29% dos candidatos inscritos, o que significa mais de 2 milhões de estudantes. De acordo com o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, o prejuízo com os faltosos é de cerca de R$ 58 milhões.
Costa explicou que custos com a correção da redação ou com o transporte são mantidos independentemente do número de candidatos que fazem o exame. Há desperdício com a impressão das provas e a contratação de pessoas para trabalhar no Enem.
A taxa de abstenção cresceu em relação a 2012, quando 1,6 milhão de inscritos (27,9%) faltaram. Em 2011, foram 26,4%.
Para decidir quais seriam as melhores maneiras para reduzir a abstenção, o Inep irá realizar questionário com os estudantes ausentes para fazer um perfil dos participantes. “O resultado deste questionário servirá de base para que o instituto elabore uma solução estruturante para reduzir o índice de abstenção no exame”, afirma a assessoria do instituto. Ainda não há um calendário para a aplicação desse questionário.
Se a proposta final for pela cobrança dobrada da taxa de inscrição dos pagantes e fim de isenção na inscrição de candidatos que já tenham faltado ao Enem sem justificativa em edições anteriores, a decisão dependerá de aprovação de lei no Congresso Nacional.
Gabarito oficial
O gabarito do Enem será publicado até amanhã (30) no site do Inep. O resultado final deverá ser divulgado na primeira semana de janeiro.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.