Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Grupo de dança da Capital vence concurso nacional

O grupo jovem de dança “SEISHUN”, da Associação Esportiva e Cultura Nipo Brasileira (AECNB), conquistou no último fim de semana o prêmio máximo do Festival Yosakoi Soran, que aconteceu em Maringá (PR). Concorrendo com outros noves grupos de várias partes do Brasil, os integrantes de Campo Grande saíram vitoriosos com o Grand Prix, prêmio máximo […]
Arquivo -

O grupo jovem de dança “SEISHUN”, da Associação Esportiva e Cultura Nipo Brasileira (AECNB), conquistou no último fim de semana o prêmio máximo do Festival Yosakoi Soran, que aconteceu em Maringá (PR). Concorrendo com outros noves grupos de várias partes do Brasil, os integrantes de saíram vitoriosos com o Grand Prix, prêmio máximo do evento, sendo considerado o melhor dos melhores.

Com movimentos precisos, fortes e marcantes, o grupo apresentou a coreografia que remete ao tema, Alvorada. “Neste ano, buscamos movimentos que remetem o renovar de novas esperanças, juntamente com a sincronia e a alegria para surpreender o público de todas as formas”, disse Gustavo Sakai, 23 anos, que está no grupo há cinco anos.

Responsável pelo figurino, Gustavo explica que o colorido das roupas também tem haver com o tema. “As cores representaram desde a noite, o amanhecer até o céu azul, trazendo uma emoção diferente pra cada troca de roupa, mas sempre buscando energia e novas forças”, explicou Gustavo.

O Yosakoi Soran é um festival de dança contemporânea japonesa que une tradição e modernidade. Criado em 1991, em Hokkaido (Japão), ele representa uma celebração em agradecimento pelos resultados da colheita e da pesca. Dança e música exaltam os movimentos da atividade pesqueira simbolizando a luta contra o mar e o heroísmo dos pescadores em busca de sustento.

Desde 2005, organizado pela Associação que leva o mesmo nome do Festival, Yosakoi Soran, o evento era realizado em no Via Funchal, mas devido ao fechamento do local, este ano correu o risco de não acontecer, mas para alegria dos grupos, a cidade de Maringá (PR), com apoio da prefeitura e empresas locais, sediou o 11º Festival Yosakoi Soran.

Foram dois dias de festa. No primeiro, sábado, as apresentações foram em lugares abertos, uma em frente à Catedral da cidade e a outra em frente a um shopping. As coreografias apresentadas pelo grupo Seishun foram a do ano passado, até por que essas apresentações não valiam notas, apenas conceito. A dança deste ano ficou para o domingo.

Segundo Thiago Deai, 21 anos, membro do grupo desde 2009, disse que os grupos eram muitos bons, e não esperava ganhar o prêmio máximo. “Nós começamos o final de semana com duas apresentações que deram errado (a música parou durante as apresentações na rua de sábado) , e depois viramos o jogo fazendo três que deram muito certo (as duas da competição, mais a terceira pra comemoração do título). Sendo bem sincero, eu esperava receber uma classificação, uma vez que o número de grupos participantes estava reduzido, mas não esperava receber o Grand Prix, o prêmio máximo da competição. Quando eu vi que o nosso nome não tinha sido chamado em 3º lugar, nem em 2º, eu tinha perdido as esperanças já. Porque eram as posições mais prováveis para mim, então da pra imaginar a minha cara ao sermos anunciados como os melhores da noite, né?”, declarou Deai.

Para a novata Lorenna Okamoto, 18 anos, que entrou este ano para o grupo através de um amigo, a vitória foi a melhor sensação de sua vida. “uma alegria enorme, principalmente porque eu nunca tinha participado de nada parecido. ganhar o Grand Prix foi muito inesperado, mais eu sei o quanto treinamos para conquista isso”, disse.

A emoção é a mesma para outra novata, Ana Paula Nakasato, 18 anos, que também se apresentou para um grande grupo pela primeira vez .” Foi incrível, sem palavras para definir tamanha emoção e alegria, sou caloura do grupo e ganhar assim na primeira apresentação, é inexplicável e motivante, estou muito feliz e orgulhosa do trabalho do nosso grupo’, finalizou.

De acordo com a líder do grupo, Tatiana Ishibashi, 21, o momento marcante das apresentações foi no sábado, quando o grupo se apresentava, o CD falhou, a música parou, mesmo assim continuaram dançando. “Nós continuamos dançando até terminar, só na base dos “feishis” ou “kiais”, que são aqueles gritos que damos ao longo da apresentação. Isso empolgou a platéia, a organização do evento e até mesmo os outros grupos”, explicou Ishibashi.

O festival é dividido em categorias: Juvenil (média de idade do grupo até 15 anos) e Adulto (acima de 15 anos). A premiação ocorre nas duas categorias, ficando 3º, 2º e 1º lugar da categoria Juvenil e 3º, 2º e 1º da categoria adulto. Em 2009, o Seishun ficou com o 3º lugar do Adulto e ano passado em 2º na mesma categoria. O prêmio Grand Prix é o vencedor do evento, acima das duas categorias. O grupo de Campo Grande, o Grupo Sansey, de Londrina, que conquista o Grand Prix sempre que participa desde 2006 e também o Saikyou, de Maringá, que ganha o 1º lugar desde quando começou a participar do evento (2010) e ano passado ganhou o Grand Prix.

A premiação foi a seguinte:

Categoria Juvenil:

3º – Gupo Hanabi Soran (Mogi das Cruzes)

2º – Grupo Tomodachi (Birigui)

1º – Grupo Saikyou Teen (Maringá)

Categoria Adulto:

3º – Grupo Kaizen (São Carlos)

2º – Grupo Sansey (Londrina)

1º – Grupo Saikyou (Maringá)

Grand Prix: Grupo Seishun (Campo Grande – MS)

De acordo com o presidente da Associação Nipo de Campo Grande, Acelino Sinjó Nakasato, o prêmio é merecido. “Esses jovens estão de parabéns, vemos o quanto eles se esforçaram para esta competição, os pais também acompanhando, foi merecido”, disse.

Ainda de acordo com o presidente, está previsto uma apresentação do grupo no 29º Bom Odori, que acontece entre os dias 16,17 e 18 de agosto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vander pec

‘Trump não deve interferir contra aqueles que planejam golpe de Estado’, diz Vander Loubet

Acusado de matar irmão e esfaquear cunhada é condenado a 18 anos de prisão em MS

Toffoli: ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e arcabouço

adriane lopes prefeita

Adriane Lopes se reúne com secretariado para debater Programa de Promoção do Equilíbrio Fiscal

Notícias mais lidas agora

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Passageira entra em trabalho de parto e motorista de aplicativo é escoltado até a maternidade

Últimas Notícias

Polícia

Assassinato do jornalista Léo Veras na fronteira de MS é denunciado por organização internacional

O jornalista foi morto na frente da família há cinco e a Forbidden Stories diz que impunidade é causada pela ‘Lei do silêncio’ na Fronteira

Política

Deputado Luiz Ovando diz que Brasil ser tarifado em 50% por Trump é uma ‘Bravata’

Parlamentar lamenta que decisão do presidente americano terá 'impacto social e econômico profundo'

Polícia

Trio suspeito de cometer furtos em comércios de Sidrolândia é preso pela Polícia Militar

Os militares ainda conseguiram recuperar vários objetos furtados pelos criminosos

Política

‘Colocando o país em risco para atender projeto pessoal de poder’, diz Camila Jara sobre tarifaço de Trump

Trump anunciou que vai aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto