Dúvidas em interpretação e prova cansativa são reclamações do primeiro dia do Enem

O primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado neste sábado (26), terminou sem grandes reclamações por parte dos participantes. Os alunos que fizeram a prova na Facsul, unidade da avenida Afonso Pena, afirmaram que a prova correu tranquilamente. “A única coisa mesmo era o nervosismo”, afirmou a Letícia Zanatta, 18 anos. Esta […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado neste sábado (26), terminou sem grandes reclamações por parte dos participantes. Os alunos que fizeram a prova na Facsul, unidade da avenida Afonso Pena, afirmaram que a prova correu tranquilamente. “A única coisa mesmo era o nervosismo”, afirmou a Letícia Zanatta, 18 anos.

Esta é a segunda vez que a jovem realiza a prova com a intenção de cursar Zootecnia. Conforme ela, a avaliação foi muito parecida com a do ano passado. “Havia muitas questões que achei que foram repetidas”, tentou explicar.

A acadêmica de Engenharia Civil, Lauynny Gonçalves, 18 anos, acredita que algumas questões geraram dúvidas devido ao duplo sentido e a escrita de algumas palavras. Como por exemplo, o trecho retirado do livro “Uma História do Brasil através da caricatura”, em que a palavra gasolina aparece grafada com a letra ‘z’. A estudante afirmou não saber se trata de um erro ou uma maneira antiga de escrita da palavra.

A jovem está fazendo a avaliação com a intenção de mudar o curso para uma universidade pública. “Quero ir para federal para dar uma economizada”, explica.

As provas de ciências humanas e de ciências da natureza, aplicadas neste sábado, abordaram também  temas como globalização, demarcação de terras indígenas, química, o governo do Juscelino Kubitschek. Entre os elementos de cultura pop que apareceram nas questões estava a canção “Disneylândia”, do grupo Titãs. No domingo (27), as provas serão de linguagens, matemática e redação, com 5h30 de duração.

Conteúdos relacionados