Ficou em segundo lugar no concurso internacional aplicativo criado em Santa Catarina que detalha em dados os números da adoção no Brasil, o Adoption in Brazil. O QlikView Open Data Challenge promovido pela QlikTech envolveu em torno de 19 países participantes. A escolha dos vencedores contou com a participação de internautas do mundo todo.

O aplicativo brasileiro foi o único da América Latina a ser selecionado entre os entre os cinco finalistas e concorria com participantes dos EUA, Itália e Suíça. Os colegas Thiago Pessato, Jorge Henrique da Silva e Fabiano Tristão, de Florianópolis, foram os criadores da ferramenta que mostra de forma prática gráficos e estatísticas sobre adoção no Brasil e aponta também os Estados com mais crianças cadastradas.

Com base em dados do IBGE foram feitos levantamentos do grau de escolaridade dos pretendentes. A constatação de que mesmo com cerca de 30 mil casais interessados em adotar, ainda existam em média cinco mil crianças nos abrigos esperando por um lar, foi decisiva para a escolha do tema, na participação no concurso.

A ideia segundo Silva era ter uma ferramenta que pudesse trazer informações sobre a adoção no Brasil e mostrar uma realidade: a preferência é na maioria das vezes por bebês e crianças maiores acabam perdendo chances de ganhar uma nova família.

Levar a diante

Com a classificação em segundo lugar no concurso, os colegas pretendem levar a ideia a diante e pensam em buscar parcerias com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Cadastro Nacional de Adoção (CNA) para divulgação de outros dados.

“Quem sabe poderiamos trazer dados específicos de crianças. Por exemplo, saber o perfil exato de crianças de SC, há quanto tempo estão aguardando para serem adotadas, etc”, observa Pessato.

Com a confirmação do resultado, uma versão em português da ferramenta está disponível. De acordo com as regras do concurso, o aplicativo deveria ser em inglês. Com a classificação entre os três primeiros a ferramenta fica também disponível pelo link.

“Sabíamos que era bem difícil concorrer com aplicações americanas, pois eles têm uma comunidade de desenvolvedores bem grande e é um mercado mais maduro, então chegar em segundo lugar foi realmente excelente”, define Pessato sobre a classificação.