Implantação e modernização de Bancos de Alimentos são objeto de edital do MDS

Estados e municípios interessados em implantar ou modernizar Bancos de Alimentos em Centrais de Abastecimento (Ceasas) podem participar do edital de seleção pública divulgado nesta segunda-feira (28) pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A ação faz parte da rede operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O MDS […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Estados e municípios interessados em implantar ou modernizar Bancos de Alimentos em Centrais de Abastecimento (Ceasas) podem participar do edital de seleção pública divulgado nesta segunda-feira (28) pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A ação faz parte da rede operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

O MDS dispõe de R$ 7,5 milhões para execução de obras e aquisição de equipamentos, inclusive de proteção individual, veículos e material de consumo. Os interessados podem incluir e enviar até 13 de julho proposta de trabalho, junto com os documentos necessários, ao Portal de Convênios (Siconv). O resultado provisório será divulgado em 25 de julho.

Para participar do edital, é preciso possuir uma Central de Abastecimento no território. Capitais ou municípios de região metropolitana que já possuem Banco de Alimentos em funcionamento financiados com recursos do MDS podem ser apoiados na implantação de nova unidade. Informações podem ser obtidas no edital MDS/Sesan nº 05/2012, no Portal do MDS

Bancos de Alimentos – São unidades estratégicas de abastecimento e combate ao desperdício de alimentos provenientes da cadeia agroalimentar urbana e metropolitana. Auxiliam na distribuição dos gêneros alimentícios do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e se caracterizam como importante espaço de articulação com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Os produtos recebidos de doadores, do PAA e da agricultura familiar são selecionados, processados, acondicionados, identificados e direcionados a entidades socioassistenciais que oferecem alimentação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Contribuem também para o abastecimento de Cozinhas Comunitárias, Restaurantes Populares e escolas.