Como forma de incentivar os jovens a pesquisarem e conhecerem mais sobre um dos poetas mais famosos do mundo, a Fundação Manoel de Barros (FMB), com o apoio da Anhanguera-Uniderp e da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, lança nesta sexta-feira (19), véspera do Dia do Poeta, o concurso de redação “Um Passeio com Manoel”, para os estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede estadual.

Manoel de Barros veio enriquecer a história da literatura sul-mato-grossense. Ele morou durante a infância no pantanal sul-mato-grossense e relata, na maioria de suas obras, as diversas experiências e aventuras que viveu. São diversas poesias que mexem com a imaginação do leitor, levando-o para um mundo diferente.

“Penso que a leitura e a frequentação das artes desabrocha a imaginação para um mundo mais puro. Acho que uma inocência infantil nas palavras é salutar diante do mundo tão tecnocrata e impuro”, revela Manoel de Barros.

Além de estimular as habilidades textuais dos estudantes, segundo o diretor da FMB, Marcos Henrique a ação pretende incentivar a literatura nas escolas. “Queremos contribuir para o aprendizado da história do poeta Manoel de Barros e provocar nos estudantes o interesse pela literatura, em especial a sul-mato-grossense”.

O concurso vai abranger todas as 61 escolas da rede estadual, em Campo Grande, e será aplicado para os mais de seis mil estudantes do terceiro ano no dia 31 de outubro. Os estudantes irão fazer as redações em suas respectivas escolas, de acordo com o seu turno, sob a supervisão de um professor.

Durante o lançamento acontecerá uma apresentação cultural sobre Manoel de Barros do grupo de dança Cia de Arte, e os diretores e responsáveis pelas escolas receberão um Kit que conterá o regulamento do concurso, os cadernos da redação e um envelope para o envio dos textos, que deverá ser entregue até o dia 1º de novembro na Fundação Manoel de Barros.

Ao todo serão selecionados dez estudantes para a premiação que será no dia 19 de novembro na Anhanguera-Uniderp, os três primeiros colocados irão ganhar troféus e uma bolsa de estudo para o ensino superior, sendo 70% para o primeiro colocado, 60% para o segundo e 50% para o terceiro.

Os outros sete selecionados receberão uma bolsa de estudo de 20%. A relação dos cursos, para as bolsas de estudo, consta no regulamento que estará disponível no site www.fmb.org.br a partir do dia 19 outubro.

Serviço: O lançamento do concurso e a entrega dos cadernos de redação será realizado a partir das 8h no auditório do , na Rua Sebastião Taveira, 272, Monte Castelo. Mais informações pelo telefone 3384-8042.