A Fundação Cesgranrio publicou, por meio do site (www.cesgranrio.org.br), nota de esclarecimento sobre as suspeitas de irregularidades nas provas do concurso da Caixa Econômica Federal (CEF) para técnico bancário novo, aplicadas no último domingo, 22 de abril.

O texto frisa que as três caixas foram descartadas “inadvertidamente” após o término da realização do exame, contendo provas soltas, envelopes com testes em branco, envelopes lacrados e lacres.

As caixas do concurso foram encontradas em terreno baldio de Guará, no Distrito Federal, por policiais da 4ª Delegacia de Polícia do município.

Segundo os denunciantes, o material deveria ter seguido para cidades da capital federal, como Águas Claras.

Não é a primeira vez que o concurso da Caixa se vê envolto em confusão. Em 2010, candidatos reclamaram da falta de organização na aplicação das provas em locais das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Na época, o processo seletivo para técnico bancário foi organizado pelo Cespe/UnB.

O concurso

Aberta para a formação de cadastro reserva no cargo de técnico bancário novo, de nível médio, a seleção reuniu 1.086.513 inscrições, sendo 73.433 somente no município de São Paulo.

Os candidatos almejam salários de R$ 1.744 para uma jornada de de 30 horas semanais, além de benefícios como participação nos lucros e resultados; possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar; auxílio refeição/alimentação, e auxílio cesta/alimentação.

A expectativa, segundo o presidente da instituição, Jorge Hereda, é a de que 12 mil profissionais sejam contratados até o final de 2012, entre técnicos bancários, arquitetos, engenheiros e advogados. As três últimas funções requerem nível superior; as provas ocorreram no dia 15 de abril.

Confira a íntegra da nota de esclarecimento: “A Fundação Cesgranrio esclarece que o concurso da Caixa Econômica, cargo técnico bancário novo, realizado no último domingo, ocorreu sem qualquer problema, o que garante a lisura do exame. As três caixas encontradas constituem lixo do concurso de domingo descartado inadvertidamente muito depois do encerramento do concurso por um auxiliar da fiscalização, contrariando determinação da Cesgranrio de serem guardadas durante 40 dias, para evitar suposições maliciosas como essas. Elas continham, como podem ser vistas em imagens divulgadas pela Imprensa, apenas provas soltas já utilizadas pelos candidatos no domingo; envelopes com provas em branco dos candidatos faltosos; ainda envelopes lacrados, correspondentes à reserva técnica; e também lacres utilizados, tudo sem qualquer valor acadêmico ou administrativo”.