A Fundação de Meio Ambiente e Produção Agrária e a Secretaria Municipal de Educação lançaram esta semana o edital do Concurso de Esculturas com Materiais Recicláveis. Com a proposta de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05 de junho, a iniciativa vai tratar do tema “Escultura Ecológica: A Arte de Criar Recicláveis”. Podem se inscrever alunos regularmente matriculadas nas Escolas da Rede de Ensino (Reme) de Corumbá, do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental.

O objetivo do concurso é repensar o meio ambiente como necessidade primária à vida, incentivando a criança e o jovem a trabalhar a questão sob nova óptica, baseada no valor da vida, no respeito aos direitos e à dignidade da pessoa humana. A presença do Pantanal e o próprio apelo ecológico do tema se mostram vitais para construir a compreensão e o respeito pelo espaço comunitário, que nada mais é do que nosso “ecossistema social”. O aprendizado da participação comunitária e da expressão dos sentimentos nas linguagens artística e plástica levarão os participantes a reconhecerem e partilhar os dons da vida, envolvendo os alunos não só na reflexão, mas na criatividade prática do tema.

Cada escola poderá participar com apenas um trabalho, sendo que a equipe deve ser composta por um número mínimo de 4 participantes e máximo de 10. A escultura deverá retratar a ideia central e ter pertinência com o tema, como também transmitir uma mensagem educativa quanto ao uso dos materiais recicláveis ou consequências causadas pela falta de conhecimento ou de consciência da sua reutilização ou reciclagem levando ao desperdício e poluição, para a saúde e para a natureza. O trabalho deverá ser feito na escola por meio de uma equipe composta por alunos do 6º ao 9º ano.

Cada escola deverá levar a escultura ao Jardim da Independência no dia 05 de junho às 07 horas para serem apresentadas a comunidade participante do evento e avaliadas pela comissão julgadora. Uma comissão composta por profissionais da área, ligados às artes plásticas e ao meio ambiente (todos isentos de qualquer vínculo com as escolas participantes), elegerão os três melhores trabalhos. Serão utilizados como critérios de pontuação: criatividade, originalidade, coerência temática e expressão social (mensagem).

Os autores do trabalho selecionado em primeiro lugar ganham um passeio de barco no rio Paraguai com direito a almoço. O segundo lugar fatura um almoço no Balneário Vale do Sol. O terceiro fica com um rodízio de pizza.