Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Governo vai abrir concursos para trazer cientistas estrangeiros ao Brasil

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quinta-feira (14), após reunião com a presidente Dilma Rousseff, que o governo lançará neste ano concursos públicos abertos a estrangeiros para atrair ao Brasil cientistas experientes de outros países. Ele afirmou ainda que a presidente Dilma lançará em julho o programa “Ciência sem Fronteiras”, destinado […]
Arquivo -

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quinta-feira (14), após reunião com a presidente Dilma Rousseff, que o governo lançará neste ano concursos públicos abertos a estrangeiros para atrair ao Brasil cientistas experientes de outros países. Ele afirmou ainda que a presidente Dilma lançará em julho o programa “Ciência sem Fronteiras”, destinado a enviar ao exterior estudantes brasileiros nas áreas de ciência e tecnologia.

“Vamos lançar o programa “Ciência sem Fronteiras” ainda em julho. A presidente vai lançar 75 mil estudantes brasileiros na área tecnológica, engenharia e ciências básicas e vamos abrir concursos internacionais para nossos institutos de pesquisa, para trazer cientistas de ponta para impulsionar algumas áreas estratégicas do Brasil”, disse.

Mercadante explicou que, devido à crise financeira internacional, muitos cientistas dos Estados Unidos e da Europa estão desempregados. A falta de incentivos à pesquisa nos países desenvolvidos coincide, segundo ele, com a vontade política do Brasil de investir em tecnologia. Além disso, um terço dos cientistas brasileiros irá se aposentar nos próximos dois anos, de acordo com Mercadante.

“Nós temos que repor o pessoal, porque nos próximos dois anos pelo menos um terço dos pesquisadores dos institutos deverá estar se aposentando. Nesse processo de renovação, vamos compor com uma parte desses profissionais do Brasil e uma parte de experientes pesquisadores e cientistas internacionais que estão motivados a vir para o Brasil”, disse.

Sem adiantar detalhes, o ministro afirmou que, no dia 10 de julho, Dilma lançará o “Ciência sem Fronteiras”, para estimular o intercâmbio de estudantes brasileiros na área de engenharia, ciência e tecnologia. A finalidade será permitir que 75 mil brasileiros passem um ano da graduação nas melhores universidades estrangeiras.

“Vamos fazer um salto quântico no programa de graduação e pós-graduação. 75 mil estudantes brasileiros vão passar um ano nas melhores universidades do mundo. Serpa faculdade sanduíche. Eles vão passar um ano e voltar. Queremos eles de volta ao Brasil”, afirmou o ministro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Bolsa Família retoma pagamentos de junho nesta segunda; confira o cronograma

Parada do Orgulho LGBT+ leva debate sobre envelhecer para ruas de SP

China condena ataque dos EUA a instalações nucleares do Irã e pede cessar-fogo imediato

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Dupla faz emboscada e atira 11 vezes contra homem no Jardim Aeroporto, em Campo Grande

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Seleção com 22 vagas para nutricionistas encerra inscrições nesta segunda; confira

O salário previsto para a função de nutricionista é de R$ 4,5 mil

Esportes

Brasil no topo: líderes e invictos, times brasileiros surpreendem e deixam Europa ‘no chinelo’

Os quatro representantes brasileiros na Copa do Mundo de Clubes terminaram a 2ª rodada liderando seus grupos

Política

CPI do Consórcio Guaicurus pode ter novas oitivas com especialista em mobilidade

Oitivas com dirigentes da empresa ao longo do mês atestaram que parte da frota de Campo Grande está velha e precisa ser trocada

Polícia

Sem capacete, jovem de 25 anos morre após colidir moto em caminhonete

Vítima recebeu primeiros atendimentos no Hospital Regional de Ponta Porã e, em seguida, foi transferido para Dourados