Corumbá: “Aids-Varela” vence Concurso de Marchinhas

Composta por Claudemir Guilherme da Silva, Pedro Castro e João Batista da Silva e Souza, a canção “AIDS-Varela (Assim falou Drauzio Varela)” faturou a primeira colocação do Concurso de Marchinhas, uma das novidades do carnaval 2011 de Corumbá. A música foi inspirada em uma entrevista do famoso médico para o programa Fantástico, exibido pela Rede […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Composta por Claudemir Guilherme da Silva, Pedro Castro e João Batista da Silva e Souza, a canção “AIDS-Varela (Assim falou Drauzio Varela)” faturou a primeira colocação do Concurso de Marchinhas, uma das novidades do carnaval 2011 de Corumbá. A música foi inspirada em uma entrevista do famoso médico para o programa Fantástico, exibido pela Rede Globo aos domingos.

“Ele dizia que a AIDS é uma doença silenciosa, que a pessoa não sabe dizer, só olhando, quem tem e quem não tem. Por isso é importante se prevenir”, explicou Guilherme ao Diário. “Foi uma forma irreverente de deixar esse recado”, reforçou Pedrão, sendo complementado de imediato por João Batista: “principalmente durante esta época de Carnaval”.

Das 10 músicas selecionadas para a final, 5 pertenciam a pelo menos um dos três compositores. A “AIDS-Varela” venceu com 192 pontos. “Peixada Carnavalesca”, também do trio, ficou em segundo com 184, mesma pontuação de “Marchinha do Calor”, de Victor Raphael de Almeida, Nino e Antônio Ávila, seguida de “Marchinha Corumbaense”, de Fernando Jorge Mata da Silva, foi a terceira com 180 pontos.

Os compositores da marchinha campeã faturaram R$ 1.500, além dos muitos aplausos dos foliões que lotaram o Jardim da Folia na noite deste domingo (20). O cheque foi entregue pela diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Heloísa Helena da Costa Urt, pelo superintendente de Cultura, José Antônio Garcia, o Tanabi, e pelo superintendente de Turismo, Rodolfo Assef Vieira.

A música vencedora foi escolhida por corpo de jurados formado por Ednaldo da Silva Ramos, músico; Udemir Domingos dos Santos (Roxo), intérprete; Sandro Grey Machado Nemer, compositor; Felipe Braz da Costa, ritmista da Portela, e Fernando Guarany, músico. Eles avaliaram quatro quesitos: letra, afinação, melodia e interpretação. Dezenove canções foram inscritas no Concurso, promovido pela Prefeitura.