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Economia

Com redução de 5% em relação a 2024, Dia das Mães deve movimentar R$ 448,3 milhões em MS

Apesar do montante ser 5% menor do que em 2024, neste ano, mais pessoas deverão presentear a figura materna
Jennifer Ribeiro -
Centro de Campo Grande (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Em 2025, o comércio sul-mato-grossense deve receber o aporte de R$ 448,30 milhões no período do , é o que aponta a pesquisa do IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da ) e do Sebrae/MS.

Conforme o levantamento, apesar do montante ser 5% menor do que em 2024, neste ano, mais pessoas deverão presentear a figura materna: 75,93% ante 71,16% em 2024.

Para a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, apesar do cenário mostrar consumidores mais cautelosos, esta é uma data que muitas pessoas ainda fazem questão de celebrar. Este cenário é bastante positivo para o comércio.

“Entre comemoração e presentes, a previsão é que o gasto médio gire em torno de R$ 420,78. O Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio”, afirma.

Presentes mais desejados

Conforme a pesquisa, sapatos (24%), bolsas/acessórios (23%), e perfumes/cosméticos (23%), são os itens mais citados por aqueles que pretendem presentear neste ano. Além disso, a maioria das compras será realizada no centro das cidades.

Para Paulo Maciel, analista-técnico do Sebrae, a pesquisa revela que a qualidade do produto é o principal fator que influencia a decisão de compra, mencionada por 77% dos entrevistados. Outro aspecto importante são as condições de pagamento: 74% dos consumidores demonstraram preferência por descontos na compra à vista, enquanto 30% optaram pelo parcelamento no cartão de crédito.

“O panorama oferece informações valiosas para que os empresários de possam planejar as estratégias de vendas, desde a escolha dos produtos a serem oferecidos, até as formas de pagamento e experiência de compra dos diferentes canais. A valorização da qualidade, a atenção às preferências das mães e a oferta de condições de pagamento atrativas podem ser diferenciais importantes para o sucesso das vendas nesse período”, destacou Maciel.

Por este motivo é importante que os comerciantes façam uma “estratégia de divulgação eficaz e diversificada, apostando em variados canais, resgatando aqueles clientes mais fiéis, a fim de que os consumidores possam tomar as melhores decisões na hora da compra”, destaca Regiane.

A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 08 de abril nas cidades de Bonito, Campo Grande, Corumbá, , Coxim, , Ponta Porã e Três Lagoas.

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