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Economia

Campo Grande registra ligeira alta na inflação puxada pela Educação pelo 7º mês seguido

Inflação de Campo Grande foi de 0,81% em fevereiro
Liana Feitosa -
Materiais escolares. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Pelo sétimo mês consecutivo a inflação está em alta em . O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de fevereiro de 2024 foi de 0,81%, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

No mês anterior, a variação havia sido de 0,48% e em fevereiro de 2023, a variação havia sido de 0,54%. Já em relação aos últimos 12 meses, o IPCA acumula alta de 4,92%, o que indica alta frente aos 4,64% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. 

No Brasil, o IPCA de janeiro foi de 0,83%, e ficou 0,41 ponto percentual acima da taxa de janeiro (0,42%).

Educação foi o que mais encareceu

Os preços de sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados em Campo Grande tiveram alta em fevereiro. A maior variação (5,76%) e o maior impacto (0,25 p.p.) vieram do grupo Educação, embaladas pelos cursos regulares (7,09%) e pelos reajustes habitualmente praticados no início do ano letivo. 

Também registraram aumento os grupos Transportes (0,94% e 0,20 p.p.), Alimentação e bebidas (0,82% e 0,18 p.p.) e Despesas pessoais (0,96% e 0,09 p.p.). Os demais grupos ficaram entre o -0,59% de Artigos de residência e o 1,35% de Comunicação.

No grupo Alimentação e bebidas (0,82%), a alimentação no domicílio subiu 0,80% em fevereiro. Contribuíram para esse resultado as altas da cebola (16,49%), da banana-d’água/nanica (11,81%), da alface (7,16%), da laranja-pera (6,35%), do arroz (4,46%) e do ovo de galinha (3,59%).

A alimentação fora do domicílio (0,89%) acelerou em relação ao mês de janeiro (0,34%). O subitem refeição (0,83%) e o lanche (1,21%), tiveram variação superior à observada no mês anterior (0,79% e -0,37% respectivamente).

No caso do grupo Comunicação, em fevereiro ele apresentou variação mensal de 1,35% e de 1,51% na variação acumulada de doze meses. No mês de fevereiro, o resultado do grupo foi diretamente influenciado pela variação dos subitens TV por assinatura (4,02%), combo de telefonia, internet e TV por assinatura (3,29%) e plano de telefonia móvel.

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