Riedel se reúne com ministro de Minas e Energia por apoio na ampliação do gás natural em MS

O encontro faz parte da agenda de expansão do gás natural fornecido no Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) se reuniu nesta quinta-feira (9) com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em busca de apoio na ampliação do fornecimento de gás natural para o Estado, além de tratar da produção de fertilizantes na transição energética.

No encontro, Riedel convidou o ministro para conhecer as potencialidades de Mato Grosso do Sul no fornecimento de gás natural. “Para a nossa matriz energética, essa parceria será fundamental na construção do futuro no Estado”, comentou. A reunião contou com a presença do senador Nelsinho Trad (PSD).

O encontro faz parte da agenda de expansão do gás natural fornecido no Estado. Ainda nesta semana em Brasília, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia), reuniu-se com o ministro conselheiro da embaixada da Bolívia, Horácio Villegas.

O objetivo foi o de reforçar as tratativas com o Governo boliviano em pautas como a ampliação do fornecimento de gás natural, além de questões logísticas e de controle sanitário na região da fronteira Corumbá-Bolívia.

“Queremos aumentar a venda de gás natural no Brasil, via Gasbol. Hoje, existe uma ociosidade média de 30% no gasoduto. Para isso, é necessário ampliar o fornecimento do gás natural, com ativação o gasoduto da MSGÁS, em Corumbá. Também tratamos do controle sanitário na fronteira e ficou definida a realização de um encontro oficial, em Corumbá, para tratar desses e de outros assuntos, como a integração ferrovia Bolívia-Brasil e da Rota Bioceânica Ferroviária, além da integração Hidrovia e Portuária no Rio Paraguai”, informou o secretário Jaime Verruck.

A ideia é marcar um encontro em Corumbá para tratar desses temas, com a presença do governador Eduardo Riedel, do secretário Jaime Verruck, do ministro de Hidrocarburos y Energías da Bolívia, Franklin Molina, e do presidente executivo da YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos, empresa boliviana responsável pelo transporte do gás), Armin Dorgathen Tapia.

“Na reunião com o ministro Horácio, nos foi informada a preocupação do governo boliviano com a questão do fornecimento gás. Houve sinalização muito clara de que a Bolívia deve investir na exploração do gás natural, pois já está demonstrado que não há capacidade de ampliar o fornecimento. O ministro nos informou que já estão ocorrendo investimentos de exploração novas reservas de gás natural e isso é importante para Mato Grosso do Sul”, finalizou Jaime Verruck.

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário