Pesquisa inclui MS pela 1ª vez e mostra que setor industrial do Estado cresceu 4,5% em janeiro
A fabricação de celulose, papel e produtos de papel, registrou queda de 3,6%
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira (06), pela primeira vez, a pesquisa de produção industrial mensal em Mato Grosso do Sul. Em janeiro de 2023, o setor industrial do Estado cresceu 4,5% em relação ao mesmo período de 2022.
Entre as atividades, as principais influências positivas de MS foram registradas por Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis, com alta de 248%, e Fabricação de produtos alimentícios (8,8%). A fabricação de celulose, papel e produtos de papel, registrou queda de 3,6%.
No Brasil, em janeiro, quando a produção industrial do país recuou -0,3%, houve retração em oito dos 15 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal. As maiores quedas no período foram registradas por Rio Grande do Sul (-3,4%), São Paulo (-3,1%) e Mato Grosso (-2,0%).
Três estados entraram para a pesquisa
De acordo com o IBGE foram realizadas alterações metodológicas que buscam acompanhar as mudanças econômicas da sociedade. Dessa forma, foram incluídos três novos locais entre os pesquisados: Rio Grande do Norte, Maranhão e Mato Grosso do Sul – por atingirem 0,5% do valor de transformação industrial (VTI), de acordo com a Pesquisa Industrial Anual (PIA) Empresa.
Bernardo Almeida, analista da pesquisa, explica que, neste primeiro momento, só há resultados para os três novos locais no indicador interanual mensal. “Precisamos de uma série maior para produzir dados mais precisos e robustos que permitam efetuar a disseminação dos outros indicadores. Para o indicador do acumulado em 12 meses, por exemplo, ainda não é possível divulgá-lo por conta de sua própria metodologia, pelo fato de as séries históricas desses locais serem bem recentes” diz.
Notícias mais lidas agora
- Idoso morre após se engasgar com pedaço de carne no Centenário em Campo Grande
- Justiça concede liberdade a ‘Acumulador da Rua Planalto’ com uso de tornozeleira eletrônica
- Fotógrafo fez vítima olhar fotos com ‘reações’ a abuso sexual em estúdio de Campo Grande
- ‘Destruiu minha família’, diz filha de Belquis, morta há um ano em acidente no Centro de Campo Grande
Últimas Notícias
Inflação oficial perde força e fecha novembro em 0,39%
Em 12 meses, IPCA de 4,87% supera meta do governo
Artistas de MS com mais de 60 anos serão premiados com ‘Pioneiros das Artes’ em MS
A Fundação de Cultura lançou edital de chamamento público, com a segunda edição do Prêmio ‘Pioneiros das Artes de Mato Grosso do Sul’. A primeira edição foi lançada pelo órgão estadual em junho de 2023. O edital é realizado com recursos do Governo Federal repassados pelo Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir…
Gás de cozinha fica R$ 0,63 mais caro e sindicato de MS prevê impacto na ceia de Natal
Reajuste reflete novo modelo de comercialização do GLP da Petrobrás
Fechado há mais de 3 anos e ainda sem voos comerciais, aeroporto de Dourados passa por inspeção
Após essa etapa, a Infraero iniciará gestões administrativas para retomar a operação do aeroporto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.