Haverá regimes específicos para serviços financeiros, planos de saúde, combustíveis, diz relator
Alguns bens e serviços terão regimes tributários específicos, informou na noite desta quinta-feira, 22, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária, durante apresentação do texto do seu substitutivo. Estão nessa categoria os serviços financeiros e planos de saúde, além de combustíveis e lubrificantes, por exemplo. Ribeiro justificou as exceções e disse que há […]
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Alguns bens e serviços terão regimes tributários específicos, informou na noite desta quinta-feira, 22, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária, durante apresentação do texto do seu substitutivo. Estão nessa categoria os serviços financeiros e planos de saúde, além de combustíveis e lubrificantes, por exemplo.
Ribeiro justificou as exceções e disse que há variação nas regras e alguns casos exigirão lei complementar. “Esses são os sistemas onde você tem, pela natureza dessas atividades, a impossibilidade de ter um IVA aplicado direto no débito e crédito, por isso elencamos esses regimes específicos”, disse.
Para serviços financeiros, operações com bens imóveis, planos de assistência à saúde e concursos de prognósticos, a proposta de Ribeiro inclui alterações nas alíquotas, nas regras de creditamento e na base de cálculo, além de tributação com base na receita ou no faturamento.
Já para combustíveis e lubrificantes, o relator prevê a adoção de tributação monofásica, alíquotas uniformes e possibilidade de concessão de crédito para contribuintes do imposto.
O substitutivo também traz mudanças para compras governamentais, com a não incidência do IVA e admitindo a manutenção dos créditos relativos às operações anteriores, mas também prevê destinação integral do produto da arrecadação do novo tributo recolhido para o ente contratante. Nesse caso, haverá redução a zero das alíquotas dos demais entes e elevação em igual nível da alíquota para o ente contratante.
Notícias mais lidas agora
- Pastor vira réu por receber R$ 1,6 mil para ‘tratamento milagroso’ em campo-grandense
- ONU acusa Paraguai pela morte de duas meninas durante operação militar em 2020
- VÍDEO: Capivara vai dar ‘rolê’ em piscina e precisa ser resgatada pela Polícia Militar Ambiental
- Dentista famosa que deixou pacientes com boca torta e necrose em Campo Grande é alvo do MP
Últimas Notícias
Passageira recorre para conseguir indenização de R$ 100 mil do Consórcio Guaicurus após acidente
Mulher afirma ter dores e dificuldade de movimentos após três anos do acidente
Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições neste domingo
São previstas 12 saídas da Capital e 15 chegadas ao terminal aeroportuário
Previsão de tempo para o domingo em MS é de calorão e pancadas de chuvas
Previsão é de sol e variação de nebulosidade em várias regiões do estado ao decorrer do dia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.