Febraban, Fazenda e BC criarão grupo de trabalho para debater crédito rotativo
O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, afirmou nesta segunda-feira, 17, que um grupo de trabalho será criado com o Ministério da Fazenda e o Banco Central para debater as causas e propor soluções para os juros elevados do cartão de crédito. Em fevereiro, a taxa do rotativo, muito acessada pelas famílias […]
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, afirmou nesta segunda-feira, 17, que um grupo de trabalho será criado com o Ministério da Fazenda e o Banco Central para debater as causas e propor soluções para os juros elevados do cartão de crédito. Em fevereiro, a taxa do rotativo, muito acessada pelas famílias em momentos de dificuldade, chegou a 417% ao ano.
“Vamos constituir um grupo de trabalho para aprofundar tecnicamente quais são as causas do elevado spread no cartão de crédito para poder, atacando as causas, encontrar as soluções corretas e que possam zelar pela racionalidade econômica”, disse
Segundo o presidente da Febraban, um estudo sobre o mercado de cartões de crédito e o impacto para a economia, para o consumo e para o Produto Interno Bruto (PIB) foi apresentado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O ministro se reuniu com Sidney, o presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Rodrigo Maia, além dos presidentes do Itaú, Milton Maluhy, do Santander Brasil, Mario Leão, do Bradesco, Octavio de Lazari e a CEO Brasil do Nubank, Cristina Junqueira.
Sidney ainda detalhou que nenhuma proposta para reduzir os juros foi feita para Fazenda pelos representantes do setor financeiro. O executivo também preferiu não comentar se um limite para a taxa de juros, assim como foi definido para o cheque especial, seria uma solução adequada.
“Não tratamos de propostas. Os caminhos precisam ser construídos a partir de um diagnóstico correto. Estamos aprofundando esse diagnóstico para saber quais são as causas que fazem com que o spread do cartão de crédito seja elevado”, disse.
Sidney também declarou que uma das razões que fazem que os juros sejam elevados é a pouca efetividade de garantias.
“Portanto, tem um projeto de lei tramitando no Congresso e já aprovado na Câmara. Se o País tiver um marco legal de garantias, damos um passo importante para reduzir os custos de crédito. Isso vale para qualquer linha, incluindo o cheque especial e o cartão de crédito”, declarou.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino de 9 anos que matou 23 animais foi à inauguração de fazendinha na véspera do massacre
- Álcool e corante: Trio é preso por fabricação e venda de perfumes falsificados em Campo Grande
- VÍDEO: Câmeras flagraram agressões ao cantor Begèt de Lucena próximo a bar de Campo Grande
- Dona de bar é espancada e estuprada por falso cliente: ‘Deixa eu fazer tudo, senão vou te matar’
Últimas Notícias
Funcionários do IBGE fazem paralisação
A categoria organizou um ato pela manhã na região central do Rio de Janeiro
Com registros criminais, motos são apreendidas em Campo Grande
Polícia Civil apreendeu três motos com registros criminais em Campo Grande
Inflação sobe em setembro em todas as faixas de renda, aponta Ipea
Entre as famílias de renda mais alta, o índice aumentou de 0,13% para 0,33% no período
PRF apreende 68 Kg de cocaína e 17 Kg de skunk em Miranda
Durante a abordagem, ele disse que não possuía documentos e que o carro estava irregular
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.