Acima da média nacional, volume de vendas do comércio varejista de MS sobe 2,1% em março

Dados foram mostrados pela Pesquisa Mensal de Comércio, realizada pelo IBGE

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
loja
Lojas de comércio popular em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Mato Grosso do Sul registrou aumento de 2,1% no volume de vendas no comércio varejista no mês de março, aponta a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quarta-feira (17), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa indica que o comércio varejista de Mato Grosso do Sul completa 16 meses de alta consecutiva na série sem ajustes sazonais diante da alta de 5,3% na comparação com março de 2022. A variação acumulada em 12 meses ficou em 6,3% e a variação acumulada no ano fechou em 4,8%.

O desempenho de Mato Grosso do Sul ficou acima do desempenho nacional, quando o volume de vendas no comércio varejista cresceu 0,8%. Das 27 unidades da federação, 23 apresentaram crescimento no período. 

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças de material de construção, a alta no mês de março em Mato Grosso do Sul chegou a 4,3%. 

Frente a março de 2022, o volume de vendas do setor cresceu 2,3%. O acumulado em 12 meses é de 2,2%, mas a variação acumulada no ano é negativa (-1,3%).

Já as vendas do varejo ampliado cresceu 3,6% de fevereiro para março, com resultados positivos em 22 das 27 Unidades da Federação. 

De acordo com o IBGE, a Pesquisa Mensal de Comércio acompanha o comportamento do mercado varejista do Brasil e analisa a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Conteúdos relacionados