Valores a receber: saiba quando Banco Central vai abrir consulta para dinheiro ‘esquecido’

Greve dos servidores atrapalhou abertura consulta

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
defensoria
Décimo terceiro deve injetar valores na economia do Brasil. (Foto: Agência Brasil)

Marcada para o dia 2 de maio, a 2ª fase de consultas do dinheiro ‘esquecido’ nos bancos, no Sistema de Valores a Receber do BC (Banco Central), segue sem previsão para começar. A nova fase foi adiada por conta da greve de servidores do Banco Central, que atrasou a implementação da ferramenta.

“A greve dos servidores do BC prejudicou o cronograma de desenvolvimento das melhorias do Sistema de Valores a Receber (SVR). O prazo de retorno do SVR, inicialmente previsto para 2 de maio, será adiado. A nova data será comunicada com a devida antecedência”, disse em nota o Banco Central.

A greve começou em 1º de abril e foi suspensa entre os dias 20 de abril e 2 de maio, mas já acabou. Agora, com o fim da greve, a expectativa é maior pelo retorno da fase de consultas do dinheiro esquecido.

Sobre segunda fase

Cerca de R$ 4 bilhões foram liberados na primeira fase de valores esquecidos em contas bancárias, tarifas cobradas incorretamente em transações financeiras, cotas e sobras líquidas de cooperativas de crédito e recursos de consórcios encerrados.

A segunda fase contará com valores diferentes, referentes a tarifas, parcelas ou obrigações cobradas indevidamente, contas de pagamento encerradas, entidades em liquidação extrajudicial, Fundo Garantidor de Crédito, entre outras fontes. Juntos, eles equivalem a cerca de R$ 4,1 bilhões “esquecidos” pelos brasileiros.

O que é o Sistema de Valores a Receber

O Valores a Receber é um serviço em que você pode consultar se tem dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira e, caso tenha, saber como resgatar o valor.   

As consultas ao SVR (Sistema de Valores a Receber) estão temporariamente suspensas para aprimoramento.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados